Notícias

Para estrear em 2023, projeto ‘Davissauro’ visa a formação de princípios básicos, morais e culturais nas crianças

Sertão da PB inspira série infantil

publicado: 19/07/2022 00h00, última modificação: 19/07/2022 11h17
Davissauro 1.jpeg

Atriz mirim Maitê Falcão e o dinossauro Iguanadonte, espécie que viveu em Sousa - Foto: Foto: Divulgação

tags: audiovisual , infantil , sousa

por Guilherme Cabral*

 

Estimular a formação de princípios básicos, morais e culturais nas crianças. Eis o objetivo da série infantil composta por 13 episódios, Davissauro, obra dirigida e roteirizada por Tais Pascoal que expressa uma forte influência da cultura nordestina e paraibana, pois a figura do personagem principal, que dá nome à produção, é inspirada no Iguanadonte, espécie de dinossauro que viveu no município de Sousa, localizado no Alto Sertão do estado, há milhares de anos.

A produtora executiva da Cabradabra Filmes, Thalita Sales, informou que as gravações vêm sendo feitas nas cidades de João Pessoa e Cabedelo e serão encerradas no final deste mês de julho para entrar na etapa de pós-produção, na qual serão desenvolvidas as animações e canções originais. Ela previu que a finalização está prevista para junho de 2023 para que, posteriormente, seja assistida na televisão e nas plataformas de streaming.

Cada episódio da série terá duração aproximada de sete minutos e as gravações, iniciadas no dia 4 deste mês, estão sendo realizadas em uma casa em Cabedelo, e numa escola no bairro de Miramar, em João Pessoa, que abrangem as vivências da menina Maya, interpretada pela atriz mirim Maitê Falcão, uma garota de 5 anos curiosa e apaixonada por dinossauros. É a partir dela, dos familiares e pessoas a sua volta e da escola que se aprende sobre si e sobre o mundo, vivenciando situações e desafios que abordam vários temas, a exemplo alimentação saudável, a importância do sono e a diversidade social.

“Davissauro trata de situações simples do cotidiano e das relações familiares que qualquer um pode se identificar. O núcleo familiar é essencial para o acesso ao conhecimento, à identidade e ao desenvolvimento das crianças. É nesse universo da rotina doméstica e dos laços entre filhos e pais que a série se aprofunda”, observou Thalita Sales, uma das produtoras do projeto, que foi aprovado no Edital SAV/Minc/FSA nº 3, de 2018, e vem sendo realizado em coprodução com a Electra Filmes, ambas empresas paraibanas do setor do audiovisual independente. Ela disse que cada episódio terá um clipe animado de cunho educativo e trilha sonora autoral.

Obra de ficção, a série aborda as experiências e curiosidades da primeira infância e é uma importante contribuição para o cenário audiovisual paraibano, que ainda possui poucas obras voltadas para o público infantil, pois o público-alvo são crianças de 0 a 6 anos de idade. Criando referências visuais e sonoras de vivências com a comunidade e com o ambiente, a trama de Davissauro ainda inclui os personagens do pai (Márcio de Paula), da mãe (Cely Farias) e da irmã (Nica Bezerra) de Maya, além da Tia Lili (Dany Barbosa), dos coleguinhas e, principalmente, do Davissauro, seu melhor amigo.

“A região dos sítios arqueológicos do Sertão do estado e a cidade de Sousa surgem como inspiração, pois o dinossauro da trama, um iguanadonte, é de pelúcia e a protagonista viaja pelo universo da animação e da música, levando o aprendizado de forma lúdica para o público da primeira infância. Geralmente, costuma se divulgar apenas os dinossauros do cinema, dos filmes de Hollywood, mas muitos não sabem que em Sousa existiu, entre 250 e 65 milhões de anos atrás, um tipo de dinossauro e é isso que queremos mostrar ao público. A diretora e roteirista se inspirou no irmão dela, que desde criança gostava de dinossauros, e é possível que, para a próxima temporada, se conseguirmos apoio, iremos filmar em Sousa”, comentou a produtora Thalita Sales.

A diretora, Tais Pascoal, ressaltou que “uma das maiores virtudes do nosso projeto é a presença da ‘paraibanidade’ dentro e fora da tela. Davissauro é uma série que orgulhosamente evidencia o sotaque, os ritmos, as características da nossa região, que merece e deve ser assistida e representada”.

A propósito, essa produção audiovisual tem movimentado cerca de 50 cargos de trabalho diretos e indiretos, envolvidos na construção de cenários, objetos e confecção de figurinos, num trabalho que conta com a parceria de artesãos e empresas locais. “O nosso objetivo, com isso, é fomentar a geração de empregos”, disse a produtora Thalita Sales, acrescentando que a maior parte da equipe técnica e do elenco é composta por artistas nascidos ou residentes na Paraíba.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa de 19 de julho de 2022.