Guilherme Cabral
Dramaturgia da Dança é o tema da oficina que a bailarina e coreógrafa Luciana Lara, oriunda de Brasília (DF), ministrará no período de oito a 11 de agosto, em João Pessoa, dentro de mais uma etapa do Projeto Dramaturgia, que é realizado pelo Serviço Social do Comércio na Paraíba. As inscrições são gratuitas e, para tanto, os interessados podem solicitar o formulário através do e-mail aelsonfelinto63@gmail.com, ou, de forma presencial, das 8h às 18h, no Setor de Cultura do Sesc, localizado na Rua Desembargador Souto Maior, nº 281, Centro da Capital. Mais informações podem ser obtidas através do número 3208-3158.
A oficina de dramaturgia - cujo termo surgiu, na área da dança, pela busca de autonomia como linguagem artística, a partir do corpo e do movimento - será ministrada pela bailarina e coreógrafa Luciana Lara das 18h às 22h, no Sesc Centro. A atividade é direcionada para figurinistas, iluminadores, cenógrafos, performers, atores, estudantes de teatro e dança, coreógrafos, dançarinos e por quem mais se interessar pelo tema.
A dramaturgia é considerada a lógica invisível que norteia a escolha e a organização dos diversos materiais estéticos. Ela torna-se perceptível, artisticamente, por meio de elementos cênicos que se relacionam com a obra e surgem durante o processo de construção da cena. Na ocasião da oficina, a ministrante Luciana Lara vai propor aos participantes a prática no desenvolvimento de um olhar sensível e crítico no campo de criação em dança, que envolve a prática de construção de dramaturgias próprias e da estruturação e composição de trabalhos artísticos em dança.
Na oficina serão evidenciados aspectos constitutivos da mídia da dança (espaço, performer, movimento e som) e as inúmeras maneiras de interação desses elementos por meio de exercícios práticos individuais e coletivos. Os participantes farão exercícios práticos de criação e composição, que envolve a escolha de movimentos, figurinos, espaço/cenário e trilha sonora.
Sobre a ministrante
Luciana Lara é diretora da Anti Status Quo Companhia de Dança, em Brasília. Ela possui especialização em coreografia e coreologia no Laban Centre, em Londres, Inglaterra (2006 – 2008). Formada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, também é, desde 1988, professora de Corpo e Movimento e, ainda, autora da obra intitulada Arqueologia de um Processo Criativo – Um Livro Coreográfico, publicado em 2010 pela Editora Antistatusquo. Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (Unb), a professora é também pesquisadora na área de processos composicionais para a cena.