Notícias

Seu Pereira e Totonho trazem brega e bailão ao Centro Histórico de JP

publicado: 10/09/2016 00h05, última modificação: 10/09/2016 08h35
Totonho.jpg

Natural de Monteiro, o cantor e compositor Totonho é referência na música alternativa brasileira desde 2001 - Foto: Divulgação

tags: totonho , seu pereira


Lucas Silva - Especial para A União

Quando os pesos pesados da música paraibana sobem no palco, a estrutura do palco treme. E não podendo ser diferente, os grandes compositores e interpretes paraibanos Seu Pereira & Coletivo 401 e Totonho e os Cabras juntam-se hoje para mais uma apresentação na Vila do Porto, às 22h30. Trabalhando um repertório de brega e bailão, os artistas fazem a junção de suas músicas e ainda reservam a apresentação de duas músicas inéditas durante a noite. Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos nos valores R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Em entrevista ao jornal A União, o compositor e cantor Totonho revelou que as duas composições foram construídas entre ele e Jonathas Falcão, popularmente conhecido como Seu Pereira, mas elas não surgiram de forma corriqueira. “Entre provocações e áudios do whatsapp, fomos construindo as canções. Uma delas tem o nome de ‘Um guia”. Já o processo criativo não seguiu uma linha de raciocínio linear, como disse, a música surgiu de provocações”, descreveu Totonho.

No primeiro momento da apresentação, o público será agraciado pelas canções de Seu Pereira & Coletivo 401. Explorando canções do primeiro e segundo álbum, Jonathas irá explorar canções básicas fazendo da vida uma verdadeira balada romântica. Então quem comparecer a apresentação pode esperar por canções do seu primeiro, que leva o mesmo nome da banda e do segundo chamado “Eu não sou boa influência pra você”.

Como de costume, o artista não deixa a desejar e faz jus a metáfora do ônibus real que cruza a capital paraibana e circula pelo centro lotado de gente apressada e sonhadora.

O trabalho dos rapazes teve destaque na cena paraibana com a sua primeira aparição em 11 de Abril de 2009 na cidade de Campina Grande, no extinto Bar & Arte. No entanto, os quatro amigos já tocavam e trocavam ideias há mais de 8 anos, compartilhando outros projetos.

A banda Seu Pereira e Coletivo 401 já se apresentou nos principais festivais da Cidade de João Pessoa, a exemplo do Festival Mundo, Grito Rock e Estação Nordeste. A banda também fez o show de encerramento do Festival MPBeco 2010 em Natal. Nos últimos anos, a banda circulou fazendo shows em São Paulo, Goiânia, Brasília, Paris e Senegal.

Por sua vez, Totonho trará ao palco uma pegada mais brega explorando canções que vão além de suas composições autorais, levando dessa forma o melhor da música alternativa e popular brasileira ao público pessoense.

Conhecido como cantor e compositor oriundo do Cariri paraibano, Totonho é e vem sendo referência da música alternativa brasileira desde 2001, quando lançado pela Gravadora Trama. Natural de Monteiro (PB), é dono de um estilo bem paraibano de fazer música, tendo como um das suas principais referências o grupo Jaguaribe Carne, idealizado em João Pessoa pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, e com o passar do tempo, foi-se agregando outros nomes e outros talentos, como Escurinho, Lúcio Lins, Chico César, Jarbas Mariz, Milton Dornellas, e claro, Totonho, de onde herdou uma forma experimental e particular de fazer arte.

Recentemente o artista lançou seu mais novo disco chamado “Coco Ostentação”, que trabalha o sistema de dance do agreste, o hip hop do sertão e a coalizão de emboladas.