Apresentação na Vila do Porto, em João Pessoa, antecipa as músicas do novo EP do paraibano, ‘Olha pro Céu’

Severino Ayres volta aos palcos com show de músicas inéditas

publicado: 26/11/2021 08h53, última modificação: 26/11/2021 09h19
Severino Ayres.jpg

tags: Severino Ayres , volta aos palcos , show , músicas inéditas , Vila do Porto

por Joel Cavalcanti*

Em seu retorno às apresentações presenciais, o cantor e compositor Severino Ayres apresenta hoje na Vila do Porto, em João Pessoa, às 20h, um show em que antecipa as músicas do seu novo EP Olha pro Céu. O álbum está em processo de finalização no Rio de Janeiro e foi dirigido pelo guitarrista e produtor Paulo Rafael, consagrado guitarrista pernambucano que morreu em agosto deste ano. O setlist também abre espaço para a música inédita ‘Um Espinho Cravado no Meu Coração’, single que será lançado no próximo dia 10 de dezembro. A noite conta ainda com a abertura da banda Unidade Móvel e os ingressos custam R$ 15.

Com cobrança do “passaporte da vacina” e distanciamento social, o show vai levar o indie rock de Severino e suas referências no rock progressivo e o folk-rock dos anos 1970 para o público que há quase dois anos acompanha o artista apenas por apresentações virtuais. “Agora temos essa segurança de não estar colocando as pessoas em risco. Estou muito feliz com essa possibilidade de reencontrar o público, dessa vez com todo mundo vacinado e ainda assim com distanciamento e máscaras”, comemora o músico. “Fazer shows ao vivo, com público, é sem dúvidas uma sensação única. A experiência de olho no olho, de sentir a presença, ouvir os aplausos é uma emoção diferente. Há muito tempo eu estava ansiando por isso”, complementa.

Além das novidades do repertório, o cantor e compositor independente vai tocar as faixas dos dois discos autorais, Before we shrink (2017) e o Grown up emancipation, este incluído na lista dos 10 melhores de 2019 do blog potiguar O Inimigo. Já a canção ‘Um Espinho Cravado no Meu Coração’ é uma versão em português de sua faixa ‘Trapped in Our Bones’ (2019). “A música trata do conflito humano entre a sua natural tendência de submissão em troca de conforto e segurança e a sua ânsia paradoxal por liberdade e individualismo”, contou Severino. A faixa tem as participações de Marcos Rosa (violões), Almir César (bateria), Costinha (flauta), Fábio Giovani (sanfona) e Marcelo Macedo (guitarra). O lyric vídeo da música também será lançado no dia 10 de dezembro.

Nascido em Patos, Sertão da Paraíba, Severino montou a primeira banda na adolescência, ao final do boom do rock no Brasil dos anos 1980. Em 2013, se junta a dois amigos para formar a Foxes and rabbits. Nos vocais e guitarra da banda, o paraibano se volta agora totalmente ao trabalho autoral. “É um caldeirão de regionalidade misturado com rock’n’roll mais universal”, descreve o músico sobre suas referências musicais que tiveram influência da discografia de seu pai, que passava por Zé Ramalho, Alceu Valença, The Velvet Underground, The Doors, Pink Floyd, Beatles, entre outros.

Em novembro de 2019, Severino participou da Semana Internacional da Música de São Paulo, como artista convidado do Prêmio Gabriel Thomaz da Música Brasileira. Em janeiro deste ano, ele foi selecionado para a 8ª edição do Festival Pedrada at Home, transmitido on-line do Rio de Janeiro. Em agosto ‘Flowers’ levou o prêmio de 3ª melhor canção no 20° Festival, promovido pelo Governo de São Paulo, que tinha como curadores o jornalista Carlos Calado, da Folha de S.Paulo, e o maestro Ruirá Duprat, ganhador do Grammy americano e coordenador artístico das turnês brasileiras de Andrea Bocelli, que juntos avaliaram mais de 8 mil obras inscritas.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de novembro de 2021