Sinfônica da Paraíba é atração no Largo do Ponto de Cem Réis

publicado: 18/12/2017 22h31, última modificação: 18/12/2017 22h31
18-12-2017-F-sinfônica.jpg

O 18º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba tem a participação do Coro Sinfônico da Paraíba - Foto: Thercles Silva

tags: orquestra sinfônica da paraíba , coro sinfônico da paraíba , ponto de cem réis , concerto de natal

Da redação com Secom-PB

‘Bolero’ de Ravel, ‘La Traviata’ de Verdi, ‘Jesus Alegria dos Homens’ de Bach e ‘Aleluia’ de Haendel estão no programa do ‘Concerto de Natal’ que a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) apresenta nesta terça-feira (19), no Largo do Ponto de Cem Réis, no Centro Histórico de João Pessoa, integrando a programação natalina da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O 18º Concerto Oficial da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica da Paraíba começa às 18h em evento aberto, sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação do Coro Sinfônico da Paraíba, Coro Infantil de Sapé e dos cantores líricos Giovanna Maropo (soprano) e Alysson França (tenor) como solistas.

O repertório que será executado terá a voz como destaque. O ‘Bolero’, de Maurice Ravel, vai abrir a apresentação especial de Natal no Ponto de Cem Réis. Em seguida, o público vai poder conferir a execução da ‘Marcha dos Brinquedos’, de Victor Herbert; ‘Hérodiade – Suíte de Ballet’, de Jules Massenet; ‘Pannis Angelicus’, de Cesar Franck; ‘Brindisi da Ópera La Traviata’ e ‘Marcha Triunfal da Ópera Aída’, de Verdi.

Composições com temas voltados para o período natalino encerram o Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O clima natalino será intensificado com ‘Festival de Natal’, de Leroy Anderson; ‘Jesus Alegria dos Homens’, de J. S. Bach; ‘Aleluia’, de G. F. Haendel, e ‘Seleção de Natal’, de Roberto Tibiriçá.

“Estamos muito felizes com a parceria com a Assembleia Legislativa para este concerto natalino”, disse o maestro Luiz Carlos Durier. “Estaremos juntos com a população no centro da cidade para uma noite de muita música. Vai ser um natal para todas as pessoas que passam pelo local e para as que trabalham no centro da capital. Vamos celebrar 2017, que foi um ano de grandes conquistas”, finalizou.

Coro Sinfônico

O Coro Sinfônico da Paraíba, que vai abrilhantar a apresentação da OSPB, foi fundado em 1960 e é formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em várias partes do Brasil e em encontros de coros. O maestro Daniel Berg é o regente do Coro Sinfônico da Paraíba.

Coral de Sapé

O Coral Infantil de Sapé, que também participa do concerto nesta terça-feira, é composto por 32 coristas oriundos de diversos bairros da cidade. O grupo é fruto de uma política pública de inclusão através da arte, desenvolvida pela prefeitura de Sapé, através da Escola Municipal de Artes. Atualmente, o Coro tem sua sede na Escola Municipal Cassiano Ribeiro Coutinho. Regidas pelo maestro Daniel Berg, as crianças participaram, com destaque, da mais recente edição do ‘Festival Paraibano de Coros’.

O maestro

Paraibano de João Pessoa, Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 20 anos. Seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).

Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Durier também regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente à OSPB.

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve à frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo, Dominguinhos e Zélia Duncan.

Por dois anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em grandes concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa, com artistas paraibanos, que lotaram o Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções. No dia 5 de agosto do ano passado, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor Zé Ramalho, e neste ano as atrações foram as cantoras Cátia de França e Nathalia Bellar.