Notícias

Sonia Gadioli expõe fotos sobre o universo da gravidez

publicado: 02/06/2018 00h05, última modificação: 02/06/2018 12h35
Além dos 9 meses.jpg

Mostra ‘Além dos 9 meses’ reúne 22 registros e pode ser vista até o dia 6 de junho no espaço expositivo Alice Vinagre - Foto: Sonia Gadioli

tags: fotofgrafia , gravidez , doula , sonia gadioli


Jãmarrí Nogueira

Quando criança, Sonia Gadioli ouviu de um adulto a seguinte pergunta: “O que você salvaria de casa em caso de incêndio?”. Com os olhos brilhando e sem titubear, ela respondeu: “Minha caixa de fotos”. A paixão e a entrega ao mundo da fotografia já estavam nela. A menina de Ladário (a 6 km de Corumbá) – nascida na fronteira com a Bolívia - cresceu e aquele incêndio tomou conta dela permanentemente. A vida fez-se clique...

A fotógrafa Sonia Gadioli está expondo no espaço expositivo Alice Vinagre, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. São 22 fotos de grávidas, partos e bebês. A mostra ‘Além dos 9 meses’ fez parte da programação da 4ª Convenção Nacional de Doulas (CONADOULAS) e permanece aberta à visitação até o dia 6 de junho.

Sonia, que também é doula, começou a fotografar quando uma sobrinha engravidou. Depois, fez registros fotográficos da filha grávida. E não parou mais. Os temas prediletos sempre foram a maternidade e a família. “Doular é acalentar uma mulher em um momento muito difícil, mas lindo, que é a hora do parto”, disse Sonia, enfatizando a poesia e a funcionalidade que há na doulagem e a certeza de que a lente pode ser um alento...

A fotógrafa destaca que a utilização da técnica é fundamental, mas não mais que o olhar aberto a percepções das emoções dos fotografados. ”Quando fotografo é o meu olhar pessoal. Preciso compreender a pessoa fotografada. Tenho que captar a essência. Gosto de ver a emoção na foto”. Sonia costuma postar suas fotos também no @soniagadioli_

Sonia é de Ladário (MS), mas veio para João Pessoa em 1983. “Já foram muitas idas e vindas”, disse ela. ‘Além dos 9 meses’ é a primeira exposição da fotógrafa, que tem como referenciais alguns ‘fotógrafos de família’, como Grazi Ventura, Renato DPaula e Vanessa Atalla (autora do projeto ‘Além dos 9 meses’, usado como título da mostra de Sonia).

A palavra ‘doula’ tem origem grega e significa “mulher que serve”. Atualmente, aplica-se àquelas que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. A doula não realiza procedimento médico. Ela oferece suporte emocional.

Uma vez por mês, Sonia Gadioli realiza sessões gratuitas de registros de partos, em hospitais públicos. “É uma forma de agradecer a Deus pela oportunidade de doular e estar próxima de momentos tão importantes para essas mulheres”, declarou Sonia.

Mas, nem tudo são flores nesse trabalho tão fantástico de Sonia. Ela conta que foi responsável pelos registros da gravidez de uma criança de 10 anos de idade. Fez um book para a menina, que engravidou após sofrer abusos sexuais do padrasto.

“Foram as fotos mais difíceis que eu já fiz na minha vida. Chorei muito depois. Entreguei o material fotográfico para ela. Editado. E deletei tudo o que estava comigo. Não quis guardar”, relatou a fotógrafa sul-mato-grossense.