DO SERTANEJO AO ERUDITO

Sons diversos

publicado: 12/06/2024 09h13, última modificação: 12/06/2024 09h19
Prêmio da Música Brasileira será entregue hoje à noite no Rio; Chico César e Roberta Miranda estão indicados
CULTURA.jpg

Alguns trabalhos indicados (em sentido horário): Roberta Miranda, Xande de Pilares, Ana Frango Elétrico, Wanderléa, Yamandu Costa & Armandinho, Ludmilla, Alceu Valença e (no centro), Chico César & Geraldo Azevedo

por Esmejoano Lincol*

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro recebe hoje a 31a edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), que traz artistas paraibanos dentre os indicados: Chico César, Roberta Miranda e Roberta Felina, vocalista do Mastruz com Leite. Chico foi nomeado na categoria projeto especial, pelo álbum visual Violovoz (Ao Vivo), lançado com o pernambucano Geraldo Azevedo; ele também concorre pelo título de melhor projeto audiovisual, com o clipe “Acender as velas”, parceria com Martinho da Vila. Esta edição do PMB celebra o cantor e Tim Maia e Chico estará no palco do evento ao lado de Alceu Valença e Mônica Salmaso apresentando um medley de três canções, “Coroné Antonio Bento”, “A Festa do Santo Reis” e “Canário do reino” – todas integram o repertório de Tim. A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e no canal do PMB no YouTube, a partir das 20h45.

Roberta Miranda também está indicada em duas categorias, no segmento canção popular: melhor cantora, concorrendo com nomes como Paula Fernandes e Ana Castela; e como melhor lançamento sertanejo, com a canção “Desatemos os nós”. A banda Mastruz com Leite também ganhou uma indicação como melhor grupo de canção popular, disputando com o conjunto de samba Atitute 67 e o grupo de axé É o Tchan.

Chico acumula seis troféus no PMB. O primeiro foi em 1997, como revelação masculina no segmento popular. O último chegou no ano passado: a música “De amor, amor”, parceria do músico com o paraense Felipe Cordeiro, angariou o título de melhor canção popular. Roberta Miranda venceu seu primeiro Prêmio da Música em 2015, como melhor cantora popular; antes, ela havia sido indicada em 2003 na mesma categoria. Já o Mastruz com Leite celebra sua primeira nomeação.

Passeios pelas origens

Violovoz (Ao Vivo) foi gravado no final de 2022 na Concha Acústica de Salvador e lançado nas plataformas digitais meses depois. O disco passeia pelo repertório de Chico e Geraldo, em músicas como “Mama África” e “Dia branco”, mas traz regravações de canções de clássicos na MPB inéditos nas vozes dos artistas, a exemplo de “Pra não dizer que não falei das flores”. O registro em vídeo deste encontro está disponível no YouTube.

Já “Acender as velas”, integra o disco Ópera Negra, lançado por Martinho da Vila em 2023, com composições do Zé Keti. A música que o paraibano e o sambista fluminense defendem logo mais foi escrita por Keti em 1964, regravada depois por Elis Regina e Jair Rodrigues. O clipe indicado como melhor projeto audiovisual foi dirigido pelo paulista Philippe Rios. “Desatemos os nós”, composição da própria Roberta Miranda, foi lançada no final do ano passado. O clipe que acompanha a canção foi dirigido por João Menino. Em nota à imprensa, a cantora pessoense disse estar muito feliz com a nomeação, e espera, junto de seu público, conquistar o troféu.

Da Paraíba ao Ceará

Nascida na cidade de Bonito de Santa Fé, Sertão paraibano, Roberta Felina passou a integrar a atual formação do Mastruz com Leite depois de vencer um concurso promovido pela banda, no início de 2023; a partir de então, ela se mudou para Fortaleza, capital cearense berço do Mastruz. “Aos nove anos, entrei numa filarmônica e tive meus primeiros contatos com a música, através de vários instrumentos. Comecei a cantar mesmo aos 14. Mas minha família já tinha envolvimento na área, meus tios e primos também são músicos”, recorda a cantora.

Felina é fã de Mastruz com Leite desde a infância – uma “banda presente na vida de todo mundo”, ela detalha. “Nas quadrilhas das escolas ou nas festas juninas, o Mastruz sempre estava lá. Duas cantoras das primeiras formações me marcaram muito: Bete Nascimento e Kátia Cilene”, recordou Roberta. Sobre a indicação ao PMB, a cantora diz que é felicidade imensa estar no hall dos selecionados, asseverando ainda que a banda merece o reconhecimento. “Estamos há 34 anos na estrada, levantando a bandeira do forró raiz. Como integrante e como fã, estou torcendo para levarmos este prêmio para casa”, almeja.

Através do link, assista à transmissão ao vivo no YouTube

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de junho de 2024.