Notícias

Teatro Íracles Pires recebe o espetáculo ‘Ynio, canto às Yabás’

publicado: 09/06/2018 00h05, última modificação: 09/06/2018 03h34
Cartaz 04.jpg

Segundo o diretor Daniel Dantas, o espetáculo é uma celebração à força feminina que se manifesta pelos elementos da natureza - Foto: Divulgação

tags: teatro íracles pires , ynio, canto às yabás , espetáculo


Linaldo Guedes

Agô! Existe uma África dentro de nós. Mora aqui um misticismo que não se explica pela lógica do discurso terreno. É preciso dançar, tocar, cantar, contar. É preciso, sobretudo, encenar esse mundo, para que não percamos a identidade com nossas raízes. É isso que faz a Cia. Luna de Teatro com o espetáculo “Ynio, canto às Yabás”, que será apresentado neste final de semana, 9 e 10 de junho, no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, às 19 horas.

A peça tem direção de Daniel Dantas, que explica que “Ynio, canto às Yabás” conta as histórias da tradição Yorubá e da Mitologia dos Orixás Yemanjá, Nanã, Iansã e Oxum. “Ynio é uma celebração à força feminina das yabás que se manifesta pelos elementos da natureza.

A fertilidade de Oxum, as águas de Yemanjá, os ventos e raios de Iansã e a sabedoria de Nanã são contadas, nessa obra épica, por meio da dança, música (xirê) e contação de histórias”, comenta.

Para Daniel Dantas, o divino não deve ser representado. “Sendo assim, não é, pois, um espetáculo de representação de terreiros de Candomblé ou Umbanda, embora tenha sido referenciado por essas religiões, mas um espetáculo de celebração e saudação às grandes guerreiras que renderam histórias e inspiram formas diferentes de conceber a vida. 
Celebremos, então!”, conclama.

A peça tem texto e direção de Daniel Dantas e conta, em seu elenco, com nomes como Maglandyo Santos, Silvia Teixeira, Fernanda Carolina Daniel Dantas, Gilmara Monara, Waleska Tupiná e Gabyielly Silva.

A Cia. Luna de Teatro iniciou a sua jornada em 2012, com a estreia do espetáculo “Os Saltimbancos” (baseado da obra de Chico Buarque). Atualmente tem em sua paleta teatral os seguintes espetáculos: “A Feia de Caruaru”, comédia regional; “A Bela e o Lobisomem”, musical infantil; “Os Saltimbancos” e “Ynio, canto às yabás”, espetáculo do gênero épico que narra as histórias dos orixás e da tradição iorubá.