Rodolfo Amorim - Especial para A União
Um dos cenários clássicos mais bonitos da Paraíba, reformado recentemente, o Teatro Santa Roza está com as inscrições abertas para solicitação de pauta de apresentações de espetáculos. A fim de preenchê-lo para o segundo semestre deste ano, a diretora contou que o valor das pautas é diferente para artistas locais e grupos nacionais. As inscrições estão disponíveis desde o último dia 27 até que sejam preenchidas as vagas.
É exigido, para a reserva de pauta no teatro, um prazo mínimo de 30 dias de antecedência do evento. O prazo de confirmação do agendamento é de 72 horas. Caso a documentação para abertura do processo não seja entregue no prazo, o agendamento é cancelado. O valor da pauta para espetáculos de grupos artísticos locais (com cobrança de bilheteria) é de R$ 358,80. Já para grupos nacionais (com cobrança de bilheteria) fica em R$ 703,30. E o valor para eventos sem cobrança de bilheteria é de R$ 1.016,60 (por turno).
A diretora do Teatro Santa Roza, Adriana Pio, espera que todo o semestre seja cheio de apresentações, segundo ela, os grupos locais são os que mais procuram o local para realização dos eventos. “O primeiro semestre já se encontra bem preenchido, eu acredito que no segundo semestre não seja tão fácil assim de encontrar vagas ou horários disponíveis para os grupos. Acho muito bacana essa movimentação para que a comunidade saiba que o teatro está em funcionamento”, destacou a diretora.
Adriana lembrou da capacidade que o Santa Roza possui. O teatro tem capacidade de 418 lugares, sendo 194 poltronas na plateia inferior, 224 cadeiras nos camarotes das galerias 1 e 2, com quatro cadeiras em cada um dos 28 camarotes por galeria. “Vários espetáculos já aconteceram aqui, esse lugar faz parte da história artística do Estado”, concluiu.
Para dar início ao processo, um ofício deve ser direcionado à presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Marinézia Gomes Toné, com uma breve descrição sobre o evento, data de realização (desde a montagem até a desmontagem), horário (início e final do evento), local (especificar espaço a ser utilizado), o valor do ingresso (quando houver cobrança), estimativa de público, nome do responsável com telefone e e-mail para contato.
Documentação necessária
Para efetuar as inscrições, alguns documentos são necessários. A documentação que as pessoas físicas devem apresentar é: cópias de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, do último mês), do CPF e da carteira de identidade, devidamente autenticadas ou acompanhadas das originais. Quando se tratar de pessoa jurídica, é necessária cópia autenticada (ou acompanhada dos originais) do contrato social atualizado, cartão do CNPJ, comprovante de endereço comercial (conta de água, luz ou telefone, do último mês), carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável pela empresa.
Já os órgãos públicos devem apresentar cópias de CPF, da carteira de identidade e comprovante de residência do (a) responsável, portaria de nomeação, CNPJ do órgão solicitante. Para pessoa jurídica, que seja ONG, associação, igreja, instituição de ensino, estão sendo exigidas cópias da ata de constituição, da ata de reunião para eleição do responsável pela instituição, do estatuto, do comprovante de endereço comercial (conta de água, luz ou telefone, do último mês), do CPF e da carteira de identidade do responsável pela organização (autenticadas ou acompanhadas dos originais).