Notícias

Terceira edição da Virada Cultural de Sousa acontece nesta semana

publicado: 13/12/2016 00h05, última modificação: 13/12/2016 11h18
grupo.jpg

O trio de rip-hop Rieg é uma das atrações que se apresentam nesta edição da virada cultural de Sousa - Foto: Divulgação

tags: virada cultural de sousa


Lucas Silva - Especial para A União

"Ocupar para resistir na cultura”, resumiu o organizador do evento, Válber Matos que, em entrevista ao jornal A União, contou um pouco sobre a 3ª edição da Virada Cultural de Sousa. Iniciando sua programação ontem e seguindo o calendário que vai até o dia 17, o evento traz hoje para o público, às 16h, um leque de atividades que englobam oficinas, roda de leituras, exposições, contações de histórias e apresentações musicais de grandes cantores e compositores da Paraíba. Todas as atividades possuem entrada gratuita e acontecem de forma itinerante, isto é, em diversos espaços da cidade.

Algo importante a se destacar é que neste primeiro momento, todas as práticas estão programadas para acontecer fazendo parte da “Pré-virada”, cujo intuito é uma nova forma de implementar o evento.

“A novidade que temos nesta terceira edição é a Pré-Virada, onde pensamos em apresentar ao público assuntos que são de grande importância, levando em conta a nossa atual situação no País. Além disso, queremos trabalhar também pautas que são pouco discutidas no município como, por exemplo, o movimento negro e capoeira”, destacou durante a entrevista Matos.

Por exemplo, hoje às 16h, acontece a roda de diálogo com o tema “Movimento Negro e Capoeira”, no Anfiteatro do Calçadão João Gonçalves Ribeiro. Já amanhã, durante todo o dia, têm início, às 9h, a oficina de “Comer Brincando” na Feira Agroécologica. Logo após, às 14h, a próxima atividade fica por conta da oficina de Dança com Alexandre Felizardo no Auditório do Colégio Polivalente II, de Campina Grande. E encerrando o dia, às 16h, tem a Roda de Diálogo “Movimento feminista em Sousa”, no anfiteatro do Calçadão João Gonçalves Ribeiro.

Após a pré-virada, que segue até a próxima sexta (16), a Virada Cultural dá início a sua intensa programação cultural que agita toda a cidade. Sendo um evento que têm 18 horas ininterruptas de ações artístico-culturais, essa terceira edição contempla expressões culturais como teatro, dança, música, cultura popular, literatura, cinema, debates, atividades infantis e outras linguagens. 

“Em comparação as outras edições, essa nossa perdeu algumas horas de atividades, porque até então tínhamos 24 horas de atividades ininterruptas, mas em compensação ganhamos com a pré-virada, que somando tudo dará mais horas que as demais atividades”, finalizou o organizador.

A iniciativa é desenvolvida de forma colaborativa por entidades, artistas, ativistas culturais e ambientalistas. O objetivo é promover ações culturais e ambientais diversas e de qualidade, de forma gratuita, à população do Sertão paraibano.

Misturando o erudito e o popular, a Virada é realizada nos moldes de outras viradas culturais que acontecem pelo mundo afora. Nesse sentido, torna-se um evento de grande magnitude para o sertão paraibano, pois visa contemplar de maneira democrática um público bastante diversificado.

Confira o restante da programação da Pré-Virada abaixo:

Dia 15 - às 16h - Roda de Diálogo: “Minorias e abordagem policial”, no Anfiteatro do Calçadão João Gonçalves Ribeiro.

Dia 16 - às 9h - Contação de Histórias na Escola Irmã Iraídes e às 16h a Roda de Diálogo: “Movimento LGBTTS”, no Anfiteatro do Calçadão João Gonçalves Ribeiro.