Tertúlia HQ faz debate na Gibiteca Henfil, em JP

publicado: 20/10/2017 17h05, última modificação: 20/10/2017 17h35
1.jpg

A chefe do Núcleo da Gibiteca Henfíl, Thaïs Gualberto, ladeada por quadrinistas durante uma das atividades regulares da Funesc - Foto: Secom-PB

tags: gibiteca henfil , Funesc , tertúlia hq

Guilherme Cabral

Um bate-papo acontece este sábado (21), a partir das 16h, e se estendendo até as 18h, dentro da programação de mais uma edição - a de outubro - do Projeto T'ertúlia HQ', realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), localizada na cidade de João Pessoa. O objetivo dessa reunião, que ocorre na Gibiteca Henfil e cuja entrada é gratuita e aberta a qualquer interessado nesse universo das histórias em quadrinhos, é iniciar a elaboração da quarta versão do Quadrinhos Intuados, marcado para 2018.

“A construção de um evento melhor é o grande objetivo dessa edição do projeto Tertúlia HQ. Vamos nos reunir com os protagonistas da cena paraibana de quadrinhos e definir essa construção da quarta edição do Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinhos (Quadrinhos Intuados)”, disse Thaïs Gualberto, chefe do Núcleo da Gibiteca Henfil da Fundação Espaço Cultural. Ela também informou, para o jornal A União, que a intenção é “fomentar a interação” entre as pessoas que atuam nessa área.

Durante o evento deste sábado, Thaïs Gualberto antecipou que os participantes do bate-papo poderão sugerir ideias que, eventualmente, possam vir a ser incluídas na programação do projeto, que também objetiva ocupar, durante os fins de semana, a Gibiteca Henfil, instalada no Espaço Cultural, além de incentivar a produção independente de quadrinhos na Paraíba, propiciar um ambiente de troca entre quadrinistas e entusiastas e oferecer um espaço propício à discussão e ao aprendizado.

A primeira edição do Encontro Regional sobre Histórias em Quadrinhos (Quadrinhos Intuados) ocorreu em abril de 2016. Naquela ocasião, comemoraram-se as quatro décadas da personagem Maria, criada pelo quadrinista paraibano Henrique Magalhães, e discutiram-se temas como a obra do agora saudoso Cristovam Tadeu (1962 - 2017), do Coletivo WC e, ainda, a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas tertúlias.

Criado para entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil, o Tertúlia HQ tem, ao longo do tempo, focado no estímulo à troca de conhecimentos entre os artistas que comparecem ao evento e para a construção da revista intitulada Choque Térmico. Aberto à contribuição de todos, o projeto tem sua peculiaridade, pois não se caracteriza como uma oficina ou palestra, mas - isto sim - um momento para compartilhar e receber conhecimento entre os participantes, sem quaisquer custos e sem restrições de idade.

A terceira edição do Quadrinhos Intuados que ocorreu no último mês de agosto prestou homenagens aos cartunistas paraibanos Luzardo Alves (1932 - 2016) e Cristovam Tadeu. Na ocasião, foi realizada uma exposição integrada por obras de ambos artistas, que - a propósito - chegaram a passar pelo projeto Espaço HQ, promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Na oportunidade, além desta mostra, intitulada Luzardo e Cristovam, ainda houve venda de livros dos homenageados produzidos pela editora Marca de Fantasia. A programação do encontro também incluiu outras atividades, a exemplo de oficinas, palestras e debates.