Notícias

Top! Top!, uma convenção que abraça os quadrinhos

publicado: 13/09/2023 09h17, última modificação: 13/09/2023 09h17
Concorrendo em uma prestigiada premiação na área, nova edição do evento de João Pessoa vai acontecer no final do ano com homenagem ao artista Régis Soares
1 | 4
Arte do quadrinista Paulo Moreira para o cartaz do ano passado: evento da Paraíba concorre ao prestigiado Troféu HQMix - Imagem: Paulo Moreira/Divulgação
2 | 4
Quarenta anos de carreira artística de Régis Soares será o tema deste ano - Foto: Edson Matos
3 | 4
Manassés Alves, criador do evento - Fotos: Adriano Franco/Divulgação
4 | 4
Feira de HQs na edição de 2022, na capital paraibana - Foto: Adriano Franco/Divulgação
Cartaz_Top!Top!_2022_por_Paulo_Moreira.jpg
bairro_bancários-régis_soares-foto-edson_matos  (52).jpg
Top!Top!_2022_por_Adriano_Franco.jpg
Top!Top!_2022_por_Adriano_Franco (1).jpg

por Audaci Junior*

Não está no gibi: pelo Brasil, há diversas convenções e eventos ligados aos quadrinhos, sendo a Paraíba representante com uma leva significativa de encontros entre profissionais, pesquisadores e leitores, enfim, amantes da batizada de Nona Arte. Desde o HQPB, que aconteceu no último final de semana, no Espaço Cultural José Lins do Rego, passando pelos Quadrinhos Intuados, que rodou o interior do estado na programação do Agosto das Letras, até o mais recente Imagineland, evento de cultura pop cuja edição inaugural “subiu a régua”, ocupando os mais de 45 mil metros quadrados do Centro de Convenções de João Pessoa, no final de julho.

Um desses destaques nessa área é a Top! Top! – Convenção Paraibana de Quadrinhos, cuja 4ª edição, ocorrida no ano passado, em João Pessoa, está concorrendo na categoria Evento no Troféu HQMix, uma das principais premiações do gênero. Neste ano, a solenidade dos vencedores vai acontecer no dia 6 de dezembro, em São Paulo.

Após os selecionados serem definidos por um júri oficial, foi aberta a votação para mais de dois mil profissionais da área, que se encerrou ontem (dia 12). Os vencedores do 35º HQMix serão conhecidos em novembro.

Nas outras categorias, outro paraibano está concorrendo neste ano: a coletânea independente Mar minha gente, de Paulo Moreira, está no páreo em Publicação de Humor e Publicação de Tira.

Neste ano, a nova edição da Top! Top! acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, na capital, com uma homenagem ao chargista, cartunista e ilustrador Régis Soares, que celebra quatro décadas de carreira em 2023.

bairro_bancários-régis_soares-foto-edson_matos  (52).jpg
Quarenta anos de carreira artística de Régis Soares será o tema deste ano - Foto: Edson Matos

“Durante esses dois dias serão realizadas palestras, oficinas de pintura e desenho, apresentações artísticas destinadas ao público infantil, jovem e adulto. Além dessas atividades, também será apresentada uma exposição de arte com uma temática surpresa”, contou Manassés Filho, idealizador e coordenador do evento. “Não posso deixar de citar a obrigatória Feira dos Artistas, em que quadrinistas, escritores, ilustradores, editoras e produtores de artigos geek e nerd vão expor e comercializar suas produções ao grande público”.

“Eu me sinto muito honrado e feliz, porque demonstra o reconhecimento e a valorização do meu trabalho”, confessou Régis Soares. O artista pessoense disse que ficou surpreso, tendo observado ser a primeira vez que a organização de um evento o escolhe para receber tributo.

Foi por conta dos contratempos diários que fez a fama de Régis – sendo mais específico, foi por conta de um buraco no meio do caminho (e não uma pedra, como diria Drummond): para protestar, na década de 1980, ele arregaçou as mangas, pintou e colocou em frente da sua casa a charge criticando o descaso público. Depois disso, virou “parte do cenário” quem transitar pela movimentada rua Etelvina Macêdo de Mendonça, no bairro da Torre, em João Pessoa. Durante esses 40 anos de atividades, produziu 1.582 charges das “Charges de Rua”.
Antes da homenagem na Top! Top!, Régis Soares vai realizar, no final de novembro, uma exposição, mas ainda não definiu o local. “A minha ideia é mostrar aos amigos artistas e ao público entre 25 a 30 charges que mais repercutiram, tanto local como nacionalmente, ao longo desses 40 anos”, revelou o chargista.

Nas gavetas criativas

A convenção Top! Top! é um dos projetos que foram nascendo em uma jornada que começou no meio do caminho artístico de Régis, há 20 anos. “Uma das minhas maiores preocupações era que a Comic House fosse além de uma simples loja especializada no comércio de HQs”, justificou Manassés Filho, que desejava contribuir para o meio além de uma gibiteria na capital (que atualmente está apenas no meio virtual), agregando também a responsabilidade social. “Partindo dessa inquietação, esse desejo de retribuição foi se consolidando e se ramificando em mim e em cada projeto que tirei de minhas gavetas criativas para ganharem o mundo, seja com a citada Comic House, o Gibizada e a Top! Top!”.

A iniciativa denominada Gibizada é uma plataforma de marketplace voltada para que quadrinistas, escritores, ilustradores e editoras independentes possam vender suas produções diretamente aos seus clientes. Um grande “guarda-chuva” que abriga uma vitrine do que é produzido no país e está fora do radar.

“Meus objetivos devem estar conectados a formar leitores conscientes, contestadores e dispostos a refletir sobre a mensagem transformadora que emana do ato da leitura, motivar a produção da arte e conceder que os empreendedores tenham visibilidade e reconhecimento por suas produções”, explicou Manassés Filho. “Dessa forma, quando penso na Top! Top!, a observo como grande canal capaz de intensificar esses objetivos e fazer com que mais pessoas possam ser impactadas positivamente e que suas realidades venham a ser edificantemente transformadas”.

Independente de comemorar ou não um Troféu HQMix, que neste ano homenageia um grande militante da Nona Arte, o carioca Flavio Colin (1930-2002), o que podemos constatar é que, na Paraíba, ainda haverá um leque diversificado de eventos trazendo novos ventos nessa área. “Meu maior desejo é que a Top! Top! venha a crescer e consolidar-se como um evento que aproxima a arte, suas linguagens e temas ao público, motive a produção artística, e traga experiências memoráveis e transformadoras para todos que estiverem presentes em um ambiente sustentável com entrada gratuita que impere a inclusão, reflexão e o lúdico”, finaliza Manassés Filho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de setembro de 2023.