Notícias

Totonho abre 9º Grito Rock João Pessoa

publicado: 11/02/2016 01h00, última modificação: 10/02/2016 21h09
Totonho-foto-de-arquivo (1).jpg

Totonho e a banda Passo Largo irão passear entre sons de ambos em uma apresentação inédita - Foto: Divulgação

tags: totonho , grito rock , varadouro


Lucas Silva
- Especial para A União

Com abertura oficial acontecendo hoje no Centro Cultural Espaço Mundo, a nona edição do Grito Rock João Pessoa da início a sua programação aberta ao público com cinco exposições de artes visuais e um pocketshow do artista paraibano Totonho acompanhado da banda Passo Largo do Distrito Federal.

Entre os artistas selecionados que farão parte da intitulada ‘Vernissage Expo.Grito 2016’ estão “Un Coeur Lourd” de Wanessa Dedoverde, “Dreams” de Diego Carneiro, “Filhas da Bula” de Witch, “Consumidos 3” de Marcela Lazuli, e “Olhares do Palco” de Russo. As obras ficam abertas aos visitantes até o dia 29 de fevereiro e as visitações são diárias das 11h às 15h, de segunda a sexta e das 20h às 2h, nas sextas e sábados.

Na sexta, também a partir das 20h, começa a parte mais esperada do festival, com 30 shows divididos em 3 palcos, no Centro Cultural Espaço Mundo, no Pogo Pub e na própria Praça Antenor Navarro, principal polo do festival. Nessa noite alguns dos shows serão da Zefirina Bomba, Soturnus, Rieg (EUA), Augustine Azul, Tenébrio Form (RN) e Revolta Civil (PE), além de mais 9 shows.

Já no sábado, encerrando o evento, os shows ficam por conta de artistas como Dois Africanos, Macumbia, Burgo, Paudedaremdoido, Casa Loca (MA), Passo Largo (DF), Lepra (PE), Parahyba Ska Jazz Foundation e mais 12 bandas locais.

Na apresentação de abertura, Totonho e a banda Passo Largo irão passear entre sons de ambas as bandas trazendo para a noite de performance diferente com sua desenvoltura musical. No repertório teremos canções do EP ‘Coco Ostentação’ e um mix de composições dos discos ‘Totonho e os Cabra’ e ‘Sabotador de Satélite’ já lançados por Totonho, além de músicas autorais do grupo musical Passo Largo.

Segundo Totonho, toda sua trajetória resultou no que ele é hoje e nos discos que compôs com sua banda. “Sou melhor compositor. Eu parto do princípio de uma frase, desmancho, faço outra, mudo, transformo, busco um sinônimo. Eu sou tipo um pedreiro que vai quebrando um tijolo até ele caber em sua construção”, comentou Totonho.

Outra apresentação de destaque, mas que acontece apenas na sexta-feira (12), às 20h30 é da banda Hazamat. Suas composições falam sobre personagens e situações do cotidiano. Os vocais, predominantemente melódicos, apresentam arranjos ricos e bem trabalhados.

A partir do desejo de crescer musicalmente e de profissionalizar ainda mais o grupo, os músicos deixaram para trás o antigo projeto intitulado de Molestrike e lançaram um novo patamar, apostando em um trabalho mais consistente, maduro e ousado. Assim, foi formulada uma nova proposta, imprimiram-se algumas mudanças e surgiu um novo nome. Desse processo nasceu o Hazamat, em meados de 2009.

“O projeto “II” do Hazamat é uma evolução do universo musical do primeiro disco lançado pela banda. Agora, completamente centrado na personalidade assumida pelo Hazamat. As pitadas de música brasileira e as diversas influências musicais estão presentes e inseridas. A pegada dos riffs, a variação de andamentos, as linhas vocais bem cuidadas, tudo se encaixa”, explica Edy Gonzaga, produtor musical do novo disco.