por Guilherme Cabral*
“A homenagem é muito importante e estou alegre por essa lembrança”, confessou o jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues, referindo-se ao tributo que receberá amanhã, a partir das 9h30, no Pavilhão do Chá, localizado no centro da capital paraibana, dentro da programação da 9ª edição do projeto ‘Rota das Letras’, que é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Antes, às 9h, o repentista Oliveira de Panelas fará apresentação de poesia popular e, em seguida, às 10h30, será apresentada a segunda edição do livro Retrato de Memória pela Editora Ideia, do próprio Gonzaga Rodrigues, além de ser lançado Meio Estreito (Editora Caos e Letras), romance do paraibano Roberto Menezes.
Gonzaga comentou que prefere compartilhar a homenagem que vai receber no ‘Rota das Letras’. “Vejo como uma distinção ao meu trabalho, a minha crônica, mas aceitarei como uma homenagem aos contemporâneos do meu tempo, como Luiz Augusto Crispim, Adalberto Barreto, Martinho Moreira Franco e Luiz Ferreira”, elencou o escritor, que também é colunista do Jornal A União. “Era um tempo em que havia uma onda de crônicas. Hoje, escrevo em jornal de papel volátil e não sei qual tem sido a repercussão, pois não tem ninguém que liga para mim para dizer se gostou ou não”, lamentou ele.
Referindo-se ao livro Retrato de Memória, Gonzaga Rodrigues informou que o lançou originalmente em 2007, editado por Juca Pontes. Uma nova edição foi publicada em 2010, pela Ideia, que está ganhando agora uma nova impressão pela mesma editora. “A obra é uma crônica de enredo que chamo de novela, tem formato de ficção, mas com conteúdo de realidade, no qual tem a história do meu pai e da minha infância. É uma dívida que tenho a pagar a meu pai, que era um agricultor, com o objetivo de reavivar a memória dele para alguns amigos”, explicou o escritor e jornalista.
Programação de hoje
As atividades do ‘Rota das Letras’ começam hoje, às 8h30, com Manu Coutinho contando histórias para o público infantil, seguido da realização de uma oficina de iniciação teatral, ministrada por Vladimir Santiago. Já a partir das 10h, o grupo Saltimbancos encenará o espetáculo O Gigante Mundo dos Sonhos.
No período da tarde, a programação da 9ª edição do projeto começa a partir das 14h, com um sarau poético e, às 15h, haverá lançamento dos livros Prosperidade e Vida Plena, de Ednaldo Rodrigues; Na Sombra de Augusto dos Anjos, Águas do Pajeú, Corpo e Poesia e O Sertão Educa, todos de autoria de Gilmar Leite.
As atividade serão encerradas com apresentação, dentro da iniciativa recém-criada denominada de ‘Pavilhão do Samba’, com a banda D’Kriouluz, cujo repertório é de samba e pagode.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 6 de maio de 2022