O Centro Estadual de Arte (Cearte) apresenta, no próximo dia 28, na Fundação Casa José Américo, em João Pessoa, o espetáculo “A Dança Que Nos Move”. O show fará parte do evento “Emoções Pelas Letras”. A dança foi apresentada na formatura da primeira turma de Danças Urbanas do Cearte. O projeto “A Dança Que Nos Move” reúne coreografias concebidas pelo próprio grupo sob a orientação do professor Vant Vaz.
“A Dança Que Nos Move” reflete resultados de processos criativos e pesquisas realizadas pelos alunos e alunas do Curso de Danças Urbanas do nível Avançado 2 do Cearte. De acordo com Vant Vaz, o espetáculo é inspirado nos levantes da história da civilização e em especial no lema da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).
“As coreografias foram criadas pelos alunos e alunas dos três níveis do curso ministrado no segundo semestre de 2018 sob minha orientação”, explica Vant.
A apresentação de formatura foi realizada no Teatro Santa Roza nos dias 6 e 7 de novembro e contou também com a participação do grupo de teatro Trupe Clarck. Vant garante que o grupo de alunos não deve finalizar o trabalho com essas duas apresentações (no Santa Roza e Casa José Américo), o projeto continua. “Temos projetos futuros”, ressalta.
Danças Urbanas e Cearte - Vant Vaz é professor de Danças Urbanas no Cearte, além de coreógrafo e performer. Tem uma longa história à frente do Coletivo Tribo Éthnos na pesquisa da dança na Capital. Para o professor, “A Dança que nos Move” consolida encontros e jornadas de uma procura constante pelo movimento e pela dança libertária ao longo de quase 30 anos de seu trabalho como performer, coreógrafo e professor.
O Centro Estadual de Arte abrirá inscrições para as turmas de Danças Urbanas 2020.1, já a partir de janeiro.