Notícias

halloween

UFPB tem tarde de horror

publicado: 31/10/2025 09h01, última modificação: 31/10/2025 09h01
Cineclube convida público a ir fantasiado ver clássicos do gênero amanhã
Cineclube Barravento (2).jpeg

“The Rocky Horror Picture Show” e “Possessão” serão os filmes exibidos na sessão | Foto: Divulgação

por Daniel Abath*

Com nome alusivo ao primeiro longa-metragem do cineasta Glauber Rocha (1939-1981), o Cineclube Barravento, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove amanhã uma edição especial de Dia das Bruxas. Em sessão dupla, serão exibidos gratuitamente dois longas de terror cult: Possessão (1981) e The Rocky Horror Picture Show (1975). Será a partir das 16h, no Cine Aruanda, localizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA). A festa temática, que segue no after com os DJs Lira (às 20h) e Syntropy (às 21h) até o último suspiro, convida o público a trajar fantasias as mais horripilantes.

De acordo com a organização, a ideia é criar uma experiência coletiva capaz de agregar cinema, performance e socialização. “A entrada é gratuita, mas o incentivo é para que todos possam ir fantasiados, já que é a ideia e também teremos um concurso de fantasias. Porém, não precisa ser uma fantasia elaborada, basta ser criativo”, explica Isabela Vinagre, cofundadora do Cineclube Barravento — juntamente com Will dos Santos — e estudante do curso de Comunicação Social da UFPB. Ela acrescenta que, embora o acesso não dependa da fantasia, a proposta temática ajuda a compor o espírito da noite.

The Rocky Horror Picture Show, de Jim Sharman, é um musical que narra a história de um casal que, diante de um pneu furado em área inóspita, acaba indo parar na casa do Dr. Frank-N-Furter. Já em Possessão, de Andrzej Zulawski, depois de pedir o divórcio, uma mulher se vê tomada por comportamento perturbador. A curadoria partiu do próprio coletivo.

“Os dois filmes foram escolhidos por serem cults queridos pelo público-alvo que temos interesse: pessoas alternativas, tanto da UFPB quanto de fora, e pessoas que gostam de cinema”, comenta Isabela. “The Rocky Horror Picture Show é particularmente um filme favorito por nós do cineclube”.

As apresentações musicais ocorrerão dentro do próprio espaço do Cine Aruanda, em proposta que diferencia esta edição das anteriores. “Vimos a oportunidade nesse evento de promover o cineclube, promover o cinema e artistas locais, e, acima de tudo, ofertar para o nosso público um ambiente de socialização”, afirma Isabela. A atividade também tem caráter de recepção aos recém-graduandos do CCTA, funcionando como uma calourada temática.

Criado há pouco mais de um ano, o Barravento figura como um espaço de exibição regular de filmes fora do circuito comercial, com sessões gratuitas sempre às quintas-feiras, às 19h. O cineclube divulga suas programações por meio do perfil no Instagram @barraventocineclube.

“As últimas sessões do Barravento foram muito gratificantes, com uma adesão surpreendente de público, visto que trabalhamos com filmes mais voltados para o cinema alternativo”, relata.

Entre as exibições anteriores, ela cita títulos como 964 Pinocchio (1991) e obras representativas do momento nacional do cinema de invenção, ou údigrudi, sob diretores como Rogério Sganzerla (1946-2004), Júlio Bressane e Carlos Reichenbach (1945-2012).

O evento de Halloween também marca o primeiro aniversário de atividades do clube — a estreia do Barravento ocorreu em setembro do ano passado, com uma maratona dedicada a Zé do Caixão, realizada, justo, em uma sexta-feira 13. “Além de tudo é uma homenagem a esse ano maravilhoso e às nossas origens, ao voltarmos ao terror queer e underground”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de outubro de 2025.