A Academia de Letras de Campina Grande (ALCG) entrega hoje, às 18h, no Museu de Arte e Ciência (MAC), o Prêmio Literário Ariano Suassuna ao jornalista e escritor Gonzaga Rodrigues. Por ocasião da homenagem, Gonzaga fará o relançamento de seu livro de crônicas Com os Olhos no Chão (editora MVC, 2023, 240 páginas). A honraria, concedida na categoria crônica, reconhece tanto o livro quanto a trajetória do artífice das letras, marcada por décadas de produção literária e jornalística.
Criada no início de 2024, a premiação contempla as categorias “Conjunto da Obra”, “Crônica”, “Conto”, “Romance” e “Não Ficção”. “Nós já concedemos, pelo conjunto da obra, em julho, a José Nêumanne Pinto. E vamos conceder o segundo prêmio, o de Crônica, a Gonzaga Rodrigues, pelo livro dele, mas também por toda a sua trajetória, que é exemplar”, afirma o presidente da ALCG, Thélio Farias.
“É uma crônica literária, não apenas narrativa, com escrita à la Rubem Braga. Achamos que é uma homenagem justíssima a um grande nome, um nome consagrado”, destaca Thélio.
A escolha do homenageado foi aprovada por unanimidade pelos 40 membros da Academia e esta será a primeira vez que a instituição premia na categoria “Crônica”. O troféu, criado pelo artista pernambucano Vicente Silva, será entregue ao escritor durante a cerimônia.
Com os Olhos no Chão perfaz uma seleta de 102 crônicas gonzagueanas reunidas ao longo de mais de meia década de trajetória literária — resgata o decurso de sua produção entre 1970 e 2022, em passagens magistrais do escritor por diários como A União, bem como os jornais O Norte, Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba.
Além da entrega do prêmio, a noite contará com o relançamento e apresentação de Com os Olhos no Chão, feita pelo escritor José Mário da Silva, confrade de Gonzaga Rodrigues na Academia Paraibana de Letras.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de agosto de 2025.