Notícias

livro

Uma viagem no tempo dos pessoenses

publicado: 23/05/2024 09h20, última modificação: 23/05/2024 09h20
“João Pessoa – Evolução e Síntese de uma Cidade (1585/2023)” será lançado hoje no Pôr do Sol Literário
WhatsApp-Image-2024-05-21-at-15.43.jpg

A Rua Maciel Pinheiro em 1930, um dos cenários abordados pelo livro de José Octávio de Arruda Melo e Jean Patrício da Silva | Foto: Reprodução

por Sheila Raposo*

A cidade de João Pessoa desnudada, do seu surgimento até os dias atuais, de forma clara e direta. Assim é o livro João Pessoa – Evolução e Síntese de uma Cidade (1585/2023) (Ed. Ideia), que os historiadores José Octávio de Arruda Mello e Jean Patrício da Silva lançam hoje, durante o sarau Pôr do Sol Literário, no auditório da Academia Paraibana de Letras (APL), Centro Histórico, a partir das 17h30.

“O livro apresenta a evolução da cidade de João Pessoa de forma bastante didática, pois foi pensado para as escolas. Estudar a capital do estado formaliza as principais indicações para conhecer a Paraíba, então, é preciso conhecê-la”, explica José Octávio. Segundo antecipa, ele e Jean Patrício farão apresentações desse livro em escolas municipais e estaduais. “Já estamos montando essa programação. A perspectiva é que o livro seja adotado nas escolas”, acrescenta. No trabalho de parceria para a concretização desse livro, Jean Patrício ficou responsável pelas imagens, enquanto José Octávio escreveu o texto.

Tendo o Casarão dos Azulejos na capa, a obra conta com prefácio do presidente da APL, o historiador Ramalho Leite, que enaltece o poder de síntese dos autores, ao tratar do desenvolvimento de João Pessoa entre a sua fundação, em 1585, e os dias atuais. “Depois do trabalho pronto, vi que omiti alguns dados, como o que trata da importância da Avenida Epitácio Pessoa para o crescimento da Zona Leste da cidade. Então, em breve, já teremos uma edição revisada desse livro”, conclui o historiador.

Vídeo e homenagens

O Pôr do Sol Literário começará com a exibição de um documentário sobre os 70 anos da Associação dos Críticos Cinematográficos da Paraíba (ACCP), com uma entrevista do escritor Wills Leal a Moacir Barbosa de Sousa e Manoel Jaime Xavier, então membros da Academia Paraibana de Cinema – Barbosa morreu em 2022. O atual vice-presidente da APC, o professor e cinéfilo Mirabeau Dias, discorrerá sobre a trajetória Leal, que era ainda jornalista, turismólogo e cineasta, entre outros.

Imagem: Ideia/ Divulgação

Em seguida, o evento segue com os lançamentos literários, a começar pela obra de José Octávio de Arruda Mello e Jean Patrício da Silva. Em seguida, era a vez do livro Enquanto o Amor Aquece, de Giovana Pedrosa, apresentado por Elizabeth Soares de Oliveira. Na sequência, fará uma homenagem aos jornalistas Giovanni Meirelles e Beth Meirelles, que receberão o Troféu Solito — concebido pelo artista plástico Wilson Figueiredo — das mãos do professor, memorialista e acadêmico Sales Gaudêncio.

Nesta 94a edição do Pôr do Sol Literário, a Confraria Sol das Letras — criadora do evento — também apresentará uma exposição de peças do premiado artista plástico Guariguazi, uma performance com a Banda de Música Joaquim Menezes e uma feira de livros da Livraria do Luiz.

Sol das Letras

Criado em dezembro de 2013, o projeto Pôr do Sol Literário já se consolidou na cena literária paraibana.

No ano passado, a Confraria Sol das Letras realizou a I Festa Literária do Extremo Oriental (Flor), premiou obras literárias com o Troféu Solito e promoveu um concurso público. O grupo foi instituído para estimular a produção, criação, divulgação e o debate sobre a literatura paraibana.

PÔR DO SOL LITERÁRIO
- Hoje, às 17h30
- Na Academia Paraibana de Letras (R. Duque de Caxias, 37, Centro, João Pessoa, João Pessoa)
- Entrada franca

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de maio de 2024.