A programação gratuita do Natal na Usina continua em mais um fim de semana multicultural na Usina Energisa, em Tambiá, na capital. Amanhã a noite será marcada pela celebração do samba e da música soul. A cantora Polyana Resende convida a bateria da Escola de Samba Malandros do Morro, às 20h, na Tenda da Música, seguida pela Banda Funkeria, às 22h, na Sala Vladimir Carvalho.
A artista, conhecida por sua trajetória no samba paraibano, sobe ao palco em parceria com a escola de samba da Torre, combinando clássicos do gênero com novos arranjos e explorando a energia característica do ritmo.
Polyana já se apresentou em outras duas edições do Natal — na primeira ocasião, com a banda Macumbia e, na segunda, em show individual — e destaca a importância da inter-relação entre os artistas. “É sempre um prazer participar do Natal na Usina. O projeto vem sugerindo shows em conjunto e é muito bom rolar esses encontros. A Malandros do Morro é uma escola com a qual já tenho uma parceria há muito tempo. Gosto demais do pessoal”, afirma a sambista.
Ela, inclusive, já chegou a compor músicas para o grupo. Apesar de o samba estar na comissão de frente da apresentação, Polyana afirma que retomará canções já realizadas pontualmente em shows anteriores, passeando por outros gêneros populares, mas sem descuidar da cuíca e do cavaquinho.
“Vamos ter momentos juntos, mas também eu vou ter um momento solo no show. Vai ser uma apresentação muito especial e tenho certeza de que todo mundo vai gostar. Vão se divertir, assim como a gente também, e esse momento com a escola de samba vai ser bem marcante”, ressalta a cantora.
Além de sua carreira solo, Polyana Resende participa de projetos como o Sanhauá Samba Clube e a Orquestra de Samba de Mulheres, que têm como objetivo fortalecer e divulgar o gênero musical no estado. Em uma de suas últimas apresentações, juntou-se a Mirandinha Sambista e Kojak do Banjo para os shows do projeto O Samba da Paraíba, com próxima apresentação prevista para janeiro de 2025.
Olhando para o ano que se encerra, ela reflete sobre sua trajetória recente: “Foi um ano bom. Participei de projetos importantes e acho que a gente ainda está colhendo muito os frutos da pandemia. Mas as coisas tendem, no ano de 2025, a serem melhores do que foram nesse ano. Foi um ano produtivo, como sempre. As adversidades existem, mas conseguimos caminhar pra frente”, pontua a aparaibana.
Clássicos do soul
Encerrando a noite, a Banda Funkeria promete agitar o público com versatilidade e empolgação na execução de seu repertório dançante, apresentando releituras e medleys que percorrem clássicos da soul e black music dos anos 1970 e 1980, hits do pop e sucessos contemporâneos. Entre os artistas homenageados, estão Michael Jackson, Stevie Wonder, Tim Maia, James Brown, Marvin Gaye, Prince e Bruno Mars.
“A gente preparou um show bem bacana e bem dançante. Será uma apresentação bem especial, com momentos em conjunto e outros solo, mas sempre com o samba como carro-chefe”, finaliza Polyana.
Com uma programação que ainda reserva shows de Totonho (no próximo sábado, 14), Pedecoco e Val Donato (dia 20), Cátia de França e Nathalia Bellar (dia 21) e Escurinho e Quinteto da Paraíba (dia 27), o Natal na Usina reafirma seu compromisso em oferecer atrações culturais diversificadas para todos os públicos durante todo o mês de dezembro.
PROGRAMAÇÃO DESTA SEMANA
HOJE
17h – Performance: Kawanzaa Gira Contos, com Fernanda Ferreira (Palco Bonde)
20h – Mostra de artes cênicas: Sarau de Suzy (Sala Vladimir Carvalho)
AMANHÃ
20h – Show: Polyana Resende convida Malandros do Morro (Tenda da Música)
22h – Show: Funkeria (Sala Vladimir Carvalho)
SÁBADO
17h – Contação de histórias: Castelo de Histórias (Espaço da Criança)
19h – Show: Musiclube da Paraíba — Viva Pedro Osmar (Tenda da Música)
21h – Performance artística: Riegulate (Palco Bonde)
22h – Show: Totonho (Sala Vladimir Carvalho)
DOMINGO
16h – Contação de histórias: Castelo de Histórias (Espaço da Criança)
17h – Circo: Gran Circo Los Iranzi (Sala Vladimir Carvalho)
18h – Mostra de culturas populares: Encontro de Mestras e Mestres do Coco de Roda do Nordeste/Iphan (Palco Bonde)
Entrada franca
Na Usina Energisa (Av. Juarez Távora, 243, Centro, João Pessoa)
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de dezembro de 2024.