Notícias

Versatilidade da arte em trânsito

publicado: 20/03/2024 09h12, última modificação: 20/03/2024 09h12
Mostra Matriz, da Funesc, chega a partir de amanhã a João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras

por Sheila Raposo*

 João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras. Essas três cidades recebem, nos próximos dias, a Mostra Matriz, evento idealizado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc) para celebrar o mês das mulheres. A programação começa amanhã, na capital paraibana. Na sexta-feira, chega à Rainha da Borborema, onde fica até o sábado. Também nesse dia (sábado), a mostra aporta no Sertão. Em cada cidade, diferentes espetáculos de teatro, dança, música e circo, sempre a partir das 19h.

“Durante este mês, intensificamos a oferta de ações protagonizadas por mulheres, para dar visibilidade a essas artistas e suas produções”, disse Polly Barros, gerente de Teatro da Funesc. Segundo ela, a política de levar a Mostra Matriz a outros equipamentos culturais da Funesc, em diferentes cidades, atende ao objetivo de apresentar “a produção pujante de mulheres artistas paraibanas ao público do estado”. Além de Polly, a mostra também conta com a coordenação de Luiza Areas, subgerente de Música; Rafaella Lira, gerente de Dança; e Daniel Nóbrega, gerente de Circo.

A abertura da Mostra Matriz aconteceu no final de semana passado, no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, com show da banda Gatunas e encenação do espetáculo teatral Gisberta - Basta um Nome para Lembrarmos um Ódio, com a atriz Letícia Rodrigues. Com parceria da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), a ação integra o Circuito Funesc, que promove atividades de circulação e difusão das produções artísticas paraibanas.

O acesso é gratuito, com distribuição de senhas a partir das 18h — um único ingresso é válido para todas as atrações. A mesma dinâmica é adotada em todos os teatros.

João Pessoa (Teatro Paulo Pontes, quinta)

Campina Grande (Cineteatro São José, sexta e sábado)

Cajazeiras (Teatro Íracles Pires, sábado)

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de março de 2024.