Notícias

Herbet Douglas e Filipe Medeiros se apresentam no projeto Violadas

publicado: 26/04/2016 00h05, última modificação: 26/04/2016 06h20
violinistasprojeto.jpg

Evento acontece na Usina Cultural Energisa, na capital - Foto: Divulgação

tags: herbet douglas , filipe medeiros , projeto violadas


Guilherme Cabral

Dois jovens violonistas paraibanos, Herbet Douglas e Filipe Medeiros, são as atrações de hoje do projeto Violadas, evento promovido pela PaVio (Paraíba Violões). O recital - que é o segundo concerto da temporada 2016 - começa a partir das 20h30, na Usina Cultural Energisa, localizada em João Pessoa, e o repertório a ser apresentado - a exemplo de ‘Iluminuras Tonais II’, do maestro e compositor campinense Eli-Eri Moura, e ‘ Água e vinho’, do carioca Egberto Gismonti - inclui músicas para violão solo e em duo. Os ingressos para o público custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 

“Apesar de muito jovens, ambos têm se destacados artística e academicamente, participando de festivais, tendo aulas com grandes nomes do violão mundial e vencendo concursos”, ressaltou para o jornal A União o diretor geral da PaVio, Bruno Marinheiro, acrescentando ser o repertório do recital predominantemente erudito. “Já temos um público cativo, mas queremos divulgar ainda mais os concertos, para que outras pessoas saibam do talento dos músicos paraibanos e o que vem sendo produzido”, disse ele, músico idealizador do projeto Violadas, que está na sétima temporada.

Na primeira parte do recital, Filipe Medeiros apresentará as músicas ‘Fantasia op.7’, de Fernando Sor (1778-1839), e ‘Suíte Venezolana’ I- Registro e II- Danza negra’, de Antonio Lauro (1917-1986). Já na segunda etapa, Herbet Douglas tocará as seguintes obras: ‘Cançodellladre - El Testament d’Amelia’, de Miguel Llobet (1878-1938); ‘Sonata para violão’ IV- Final: Allegro con brio, de Antônio José (1902-1936); depois, o duo tocará ‘Prelúdio e Fuga em C#m’, de M. C. Tedesco (1861-1946); ‘Água e vinho’, de Egberto Gismonti, nascido em 1947; ‘Iluminuras Tonais II’, que o regente Eli-Eri Moura - nasceu em 1963 - compôs em memória de Thomas Kesselring e terá arranjos de Herbet Douglas; ‘6 valsas op.44’ e ‘L’encouragement op.34 - Cantabile’, ambas de Fernando Sor (1778-1839), e ‘Sonata K.9 (Pastorale)’ e ‘Sonata K.141’, de D. Scarlatti (1685-1757).

Natural de João Pessoa, Herbet Douglas iniciou seus estudos musicais, com o irmão, aos 11 anos de idade. Em 2011, quando tinha 14, ele ingressou na Escola de Música Anthenor Navarro, tendo sido orientado pelo professor Darlan Nascimento. No ano passado, participou do X Festival de Música Clássica de Santa Catarina (FEMUSC), realizado em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, mas também se apresentou em diversos concertos em cidades próximas e, ainda, integrou a Orquestra de Violões do próprio evento. Além de seu trabalho solo e com o duo, é membro da Orquestra de Violões da Paraíba e tem participado em masterclasses com violonistas de renome nacional e internacional, a exemplo de Fabio Zanon, Thibaut Garcia, Odair Assad, Thierry Begin-Lamontagne e Thibault Cauvin. E, atualmente, cursa o Bacharelado em Música na Universidade Federal da Paraíba, sob orientação de Erik Pronk.

Já Filipe Medeiros começou seus estudos de violão no Instituto Federal da Paraíba, onde teve aula com os professores Cristovam Augusto e Vinicius de Lucena. No momento, ele está no último ano do Curso Técnico em Música do IFPB, e cursa a extensão em Música da UFPB, tendo aulas com o docente Albergio Diniz. Em 2014, ficou em 2° lugar no XXV Concurso Nacional de Violão Souza Lima (São Paulo/SP), no III turno (15 a 17 anos). Em 2015, ele obteve o primeiro lugar na XXVI edição do Souza Lima, no mesmo turno. Também participou do Festival Internacional de Música Erudita, em Campina Grande, e já publicou três artigos na área de música. E tem participado de diversas masterclasses com artistas reconhecidos, a exemplo de Sérgio Assad, Thierry Begin-Lamontagne e Thibaut Garcia.