Notícias

Violonista Sebastian Pitré se apresenta no Projeto Música do Mundo, da Funesc

publicado: 01/07/2017 00h05, última modificação: 01/07/2017 15h38
músico.jpg

O argentino Sebastian Pitré vai executar composições dos seus três últimos discos, intitulados Flamenkinho, Luz de Guia e Herencias - Foto: Divulgação

tags: sebastian pitré , projeto música do mundo , funesc , violonista , espaço cultural


Guilherme Cabral

O compositor, músico e produtor argentino Sebastian Pitré realiza neste sábado (1), a partir das 21h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, instalada no Espaço Cultural, em João Pessoa, show de World Music instrumental intitulado De Viagem, dentro do Projeto Música do Mundo, da Funesc. O artista, ao violão, vai estar acompanhado pelos paraibanos Rainere Travassos (baixo) e Beto Preah (bateria) e apresentará 12 canções autorais, o que inclui tango, flamenco e jazz, além de músicas cubana e brasileira. Os ingressos para o público custam R$ 10.

“Esse Projeto Música do Mundo é muito importante porque possibilita que o público tenha conhecimento não apenas do que os artistas paraibanos estão produzindo, mas também que fiquem sabendo da cultura de outros países, através dos músicos estrangeiros que são convidados”, disse para o jornal A União Sebastian Pitré, que vai se apresentar no evento - uma ação realizada pela Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba, órgão vinculado ao Governo do Estado) - pela primeira vez.

O repertório que o músico argentino apresentará durante o show é formado por músicas dos seus três discos, cujos títulos são Flamenkinho, Luz de Guia e Herencias. “O público não precisa ter medo. As músicas que vamos tocar têm muita melodia e não são chatas de executar”, disse Sebastian Pitré, que está radicado na Paraíba há oito anos e reside na costa do Conde, localizada no Litoral Sul do Estado. “Escolhi essa região pelo clima, a tranquilidade, pelas pessoas, que são boas, e pelas paisagens muito bonitas, que inspiram um músico como eu”, justificou o artista.

Sebastian Pitré também comentou que, como o próprio nome do projeto da Funesc deixa antever, o seu show vai oferecer ao público um panorama sonoro de vários países. “Minha música não tem etiquetas nem fronteiras. É uma música que percorre os estilos, na procura das belezas de cada cultura”, disse ele, que já lançou dois discos, cujos títulos são Flamenkinho e Luz de Guia. Já o terceiro, Herencias (palavra que, em Português, significa “heranças”), o músico espera lançar durante este mês de julho. “Esse disco foi gravado no começo deste ano, em Buenos Aires, mas ainda não está editado. O CD reúne nove músicas, só tangos considerados clássicos, mas com meus próprios arranjos”, informou o artista.

Além de compositor e violonista, Sebastian Pitré também toca guitarra e é produtor de World Music instrumental. Nos meses de fevereiro e março de 2017, ele apresentou na Itália e Espanha seu show intitulado De Viagem. E, também em março passado, realizou o show denominado Herencias no Projeto Violadas que a Pavio (Paraíba Violões) promoveu em João Pessoa. Em 2016, o artista gravou e editou, em Campina Grande, o disco Luz de Guia, um trabalho de World Music que inclui tango, flamenco, jazz e canções brasileira e cubana e foi apresentado na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, em janeiro deste ano. Em 2013 e 2014, o músico realizou turnê pela Espanha e Brasil com o show Quando a Terra Fala. Ele criou, em 2012, o projeto Flamenkinho, que é uma fusão das músicas flamenca e brasileira. Os discos Luz de Guia e Flamenkinho estão disponíveis no iTunes. Sebastian tem mais de 10 anos de experiência no ensino, tendo sido diretor e professor da Escola de Música Blue House, em Buenos Aires, de 2006 a 2011.