O Palco Tabajara já está montado para receber as atrações desta semana. Quem faz as honras da casa, hoje, na Usina Cultural Energisa, a partir das 20h, são as cantoras Myra Maya e Arquiza. As apresentações acontecem na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com transmissão pela 105,5 FM e também pelo canal da Rádio Tabajara no YouTube, sob a direção de Marcos Thomaz e Val Donato.
A temporada 2024 do programa continua sua missão de ser uma grande vitrine dos novos talentos e de artistas já conhecidos da cena musical paraibana. As apresentações da semana passada, a cargo de Chico Limeira e Wister, precisaram ser transferidas para o dia 8 de outubro, mas isso não afetou a programação normal das atrações seguintes do evento.
Myra no Rolê do Palco
Myra Maya considera o ano de 2024 como um período marcado por realizações significativas em sua carreira. A partir de um início de ano promissor, com apresentações no carnaval da capital, seguido por shows de verão e seu selo musical Myra no Rolê, a cantora aponta que o momento tem sido um verdadeiro divisor de águas em sua trajetória artística. Ela também ressalta a viralização inesperada de sua versão de “Bellakeo” (canção de Anitta e Peso Pluma), um vídeo que ganhou destaque nacional antes da música ser oficialmente lançada, resultando em um aumento expressivo de seguidores e visibilidade de suas músicas.
Partindo das primeiras incursões pelo rock e pop rock, passando por projetos que misturavam sertanejo, forró e música eletrônica, Myra afirma ter encontrado a identidade do seu projeto atual, por ela denominado de “pop nordestino”, que integra a riqueza cultural local com influências do pop global, a exemplo de estrelas como Rihanna, Adele e Katy Perry. Sua participação no Palco Tabajara será justo uma celebração dessa jornada e um momento especial para ela, ao apresentar a atual configuração de seu trabalho ao público.
Myra conta que já possui uma relação de amizade com Arquiza, tendo, ambas, participado de shows em convites recíprocos. “Arquiza é uma artista extremamente emblemática de João Pessoa que eu acho que merece muita atenção. É uma pessoa extremamente criativa, extremamente inovadora. Ela sempre tá querendo mostrar um trabalho, sempre traz elementos do pop. Sempre está em movimento e eu tenho um encantamento muito grande por artistas que estão sempre em movimento e sempre conectadas com o seu público”, destaca Myra, que já lançou a Arquiza uma proposta de colaboração musical.
“Eu tenho uma profunda gratidão e uma profunda identificação com todos os que fazem a Rádio Tabajara, pelo espaço que eles dão aos artistas locais”, declara Myra. Ao falar sobre sua participação no Palco, a artista menciona que, embora essa não seja sua primeira vez no evento, será especial por representar sua nova fase pós-pandemia. “Eu estou muito certa do meu trabalho. Eu tenho cada vez mais fixada essa versão do meu trabalho, com o pé no forró, misturando com o pop. Eu me sinto encontrada, eu me sinto representada; eu me sinto representando o Sertão de onde vim e toda a influência que eu tive”, analisa a cantora.
Myra adianta que preparou algo muito especial para a apresentação de hoje, com o cuidado de revisitar fases anteriores de sua produção. “A minha expectativa pra essa apresentação é justamente ver a receptividade que vai ser dessa Myra Maya atual, da sonoridade que a gente está fazendo atualmente”.
Montada para o show
A história de Arquiza com a música se inicia cedo, desde as novelas televisivas das quais queria tanto participar. “Só que meu primeiro contato com a música mesmo veio aos 10 anos, quando eu comprei uma flauta doce pra aprender de forma autodidata”, explica a drag queen, cantora e instrumentista Arquiza. Atuante em vários grupos sinfônicos, como a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Arquiza foi a única drag queen paraibana a participar, em 2022, do reality show original da HBO Max, Queen Stars Brasil, apresentado por Pabllo Vittar e Luísa Sonza.
Pela primeira vez no Palco Tabajara, Arquiza afirma que suas expectativas para o programa são muito positivas e que reserva muitas novidades para hoje. Após uma pausa nos palcos, ela diz que retorna agora com empenho total junto ao programa da Tabajara. “Eu conheci o programa no ano passado e fiquei encantada, com muita vontade de participar, porque é um programa que oportuniza os nossos artistas paraibanos e traz exatamente isso: as variadas sonoridades que a gente tem na nossa Paraíba, a representatividade gigante que a gente tem dentro do nosso estado em variadas áreas da música”, confessa.
Arquiza expressa grande admiração por Myra e a considera como diva paraibana, sobretudo por suas influências da música pop, igualmente presentes na música da drag. Sobre o feat com a diva, Arquiza reitera: “É só o momento acontecer, porque eu estou super aberta a essa possibilidade. A gente já falou sobre isso em alguns momentos e eu acho que é só o momento certo aí pra isso acontecer”.
Entre outras referências, a cantora aponta ainda os trabalhos de drag queens nacionais, como Gloria Groove e Pabllo Vittar, importantes para a composição de sua performance. “A Paraíba é um celeiro de grandes artistas, a gente tem um potencial artístico enorme. O que falta pra gente é a oportunidade de mostrar esse potencial e o Palco Tabajara veio justamente pra oportunizar esses artistas, dar voz, dar vez, dar palco, né? A importância é gigante. Que ele nunca deixe de acontecer inúmeras outras vezes e que as pessoas que estão à frente desse projeto possam ser exaltadas”, declara.
Sobre o programa
Desde sua criação em 2017, o Palco Tabajara tem se estabelecido como um importante espaço para a promoção da música autoral na Paraíba. Ao longo de nove anos, o programa já apresentou mais de uma centena de artistas locais, tornando-se uma referência cultural para a música produzida no estado.
O compromisso com uma produção autoral forte e autêntica, enfatizado pelo diretor do programa, Marcos Thomaz, reforça o objetivo do Palco Tabajara em manter altos padrões de qualidade e incentivar a inovação artística. O formato do programa remete aos tradicionais programas de auditório, destacando-se por incluir transmissões “ao vivo” e utilizar múltiplas plataformas, ampliando o alcance e a interação com o público.
Na próxima semana sobem ao Palco Som d’Luna e Titah Moura. No dia 10, as atrações serão Confluência e Blues à Brasileira. Lils Lion e Candeeiro Natural tocam dia 17. Nathalia Bellar e Módulo Lunar no dia 24. No dia 1o de outubro se apresentam Polyana Resende e Helton Souza e a última semana do programa fica por conta do show adiado de Chico Limeira e Wister, no dia 8.
PALCO TABAJARA
- Shows com Myra Maya e Arquiza.
- Hoje, às 20h na Sala Vladimir Carvalho (Usina Energisa, Av. Juarez Távora, 243, Centro, João Pessoa).
- Entrada franca.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de agosto de 2024.