Com enfoque nas áreas de proteção ambiental, trabalho cinematográfico passou por dez cidades paraibanas

Websérie da PB une cultura regional e economia criativa

publicado: 29/12/2021 08h48, última modificação: 29/12/2021 08h48
página-09-matéria-29-12-2021-cultura-economia-cabedelo-Foto-3 Divulgação.jpg

Da Redação*

A websérie Paraíba Meu Amor: ecoturismo e economia criativa é um projeto do cineasta Lívio Brandão que oferece visibilidade e estimula a rede ecoturística no âmbito da economia criativa, da sustentabilidade ambiental e da cultura regional, através do audiovisual.

Com enfoque nas áreas de proteção ambiental e unidades de conservação, o trabalho cinematográfico transcorreu dez cidades do estado na missão de sensibilizar os setores vinculados ao turismo quanto às potencialidades e oportunidades do ecoturismo paraibano. O primeiro episódio já está disponível no canal oficial no YouTube e nas redes sociais como o Instagram (@ecoturismo.paraiba). Todas as quartas-feiras, após as 19h30, é divulgado um novo destino. Ao todo são dez de diferentes cidades da Paraíba: Sousa, Picuí, Cabedelo, Conde, Rio Tinto, Areia, Bananeiras, Araruna e Matureia.

Após visitarem Sousa, no Alto Sertão, e o seu famoso Vale dos Dinossauros no episódio de estreia, o segundo que será lançado hoje vai para a cidade de Matureia no intuito de apresentar o Pico do Jabre, local mais alto da Paraíba. De lá, o personagem Chorró vai decolar em um voo livre de parapente e pousar no local onde será um futuro restaurante. “Além disso, visitamos pinturas rupestres na Pedra do Caboclo e passamos por pousadas e museus históricos”, descreve Brandão.

“A ideia é garantir o acesso de todas as pessoas que tiverem interesse em conhecer um pouco mais de nosso estado”, explica Lívio Brandão. “Além disso, como contrapartida social, disponibilizamos a série para o Sebrae, o governo do estado, as prefeituras e os empreendimentos que nos deram apoio durante essa longa jornada”.

Cada episódio é conduzido por Chorró, um personagem encarnado pelo ator Walter Olivério, com características típicas do Nordeste, que vai desde seu figurino que remete ao armorial, passando pelo sotaque regional, chegando nas poesias de cordel. “O trabalho audiovisual evidencia a cultura local e preservação do meio ambiente como pilares fundamentais do projeto. A história é construída mediante registro dos locais, entrevistas e depoimentos com representantes de setores que se estabelecem envoltos à prática do ecoturismo de cada cidade – restaurantes, hotéis, grupos de cultura”.

Para Lívio Brandão. Paraíba Meu Amor é sobre, acima de tudo, valorização da identidade cultural e preservação do meio ambiente da Paraíba. “O estado possui belezas naturais e manifestações culturais únicas, o valor qualitativo dessas expressões da identidade de nossa região é imensurável. A arte, a culinária, as paisagens, a música, a literatura, estão presentes na história da população. Uma região que encontrou na sua própria identidade meio de sobrevivência e engrandecimento da alma”, justifica o realizador. “Além disso o projeto propôs estimular empreendedores a respeito da viabilidade do desenvolvimento econômico aliado ao turismo ecológico sustentável, no intuito de fortalecer a cadeia econômica produtiva e a preservação ambiental das comunidades vinculadas ao ecoturismo nos seus respectivos municípios”, complementa ele.

Cineasta Lívio Brandão está à frente do projeto que oferece visibilidade e estimula a rede ecoturística no âmbito da economia criativa, da sustentabilidade ambiental e da cultura regional

Movimento Armorial

Em termos de referência, o projeto é ancorado no movimento armorial, visto no figurino do personagem, na linguagem usada nos episódios, na trilha sonora e até no trabalho corporal de Chorró.

“O que também nos ajudou bastante foi a qualidade do nosso ator, Walter Olivério, que é um exímio profissional e possui formação no circo e no teatro, o que potencializou ainda mais o sentido que construíamos para o projeto, acertamos em cheio nesse quesito. Buscamos fazer uma série audiovisual que incorporasse, poesia, teatro, música, dança, circo, entre outras artes, com o propósito de levar a Paraíba ao nível de estado de referência mundial no turismo sustentável, responsável e ecológico”, aponta Brandão.

Realizado com recursos do Sebrae-PB e da Lei Aldir Blanc através dos editais da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba e do município de João Pessoa, a primeira temporada do projeto levou quatro meses de pesquisa, revisitando materiais acadêmicos sobre cultura, ecoturismo e economia criativa, assistindo referências audiovisuais sobre roteiros pela Paraíba, além de conversas com os moradores das respectivas cidades e profissionais da área, de acordo com seu idealizador.

“Essa foi a base que deu alicerce ao roteiro. Porém, mesmo com esse trabalho prévio, entendemos que a parte mais rica de todo processo, em que o roteiro se transforma em algo mágico, é a experiência da visita às cidades, a descoberta do novo, a transformação do itinerário, a mudança, o contato com as pessoas locais, é algo único que por si só já abrilhanta todo o material”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de dezembro de 2021