música

publicado: 14/06/2024 11h48, última modificação: 14/06/2024 11h48
Cantor mostra a “versão junina” de seu show, na Vila do Porto
DSC00814-EDITADA.jpg

Yuri Carvalho vai cantar o single lançado recentemente, o xote “Desatando o nó” | Foto: Júlio Marinho/ Divulgação

por Esmejoano Lincol*

Yuri Carvalho nasceu em 25 de junho, um dia depois do São João. Quando criança, apesar de ter que dividir as atenções de seu aniversário com o rescaldo dos festejos juninos, adorava dançar nas quadrilhas da escola, devidamente paramentado. Já adulto, o gosto pelas festas regionais permanece: o seu projeto Arraiá do Yuri chega hoje à Vila do Porto, em João Pessoa; a apresentação está marcada para as 21h.

A apresentação de logo mais também celebra o lançamento mais recente do artista: o xote “Desatando o nó”. A música foi composta por Matheus Andrade, baixista do grupo que acompanha Yuri. “Desatando” estará na lista de canções apresentadas logo mais, junto de clássicos do forró. “A recepção tem sido muito boa. As pessoas têm me parado para falar do quanto gostaram”, comemora Yuri, comentando seu novo single.

O artista soma 11 anos de carreira, mas sua imersão na música parte desde o berço, com a influência da família: “Minha mãe é coralista e meu primo, Jansen de Carvalho, é instrumentista de longa data. Ele toca hoje no Dead Nomads”. Iniciou sua trajetória profissional como vocalista da banda Abrad´OsZóio, período em que também integrou o coral Voz Ativa. O trabalho solo começou em 2019, abraçando projetos em homenagem a artistas da MPB, a exemplo de Eterno Aprendiz, com canções de Gonzaguinha. “Desde o Abrad´OsZóio, eu trazia um pouco de regionalismo – o maracatu, o baião, a ciranda. Tanto que não sabíamos como definir o nosso som. Apelidamos na época de funkrockoxente”, brinca o cantor.

O Arraiá do Yuri é derivado do Axé do Yuri, que começou numa apresentação informal, entre amigos, no fim de 2019. Hoje, a banda de apoio do artista é formada por: Matheus, no baixo; Thiago Andrade, na guitarra; Tuca Andrade, teclados; Flavinho Barreto e Naldinho Nascimento, repique e percussão; e Glauber Rocha na bateria.

YURI CARVALHO
- Hoje, às 21h
- Na Vila do Porto (Praça São Frei Pedro Golçalves, 8, Varadouro, João Pessoa)
- Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 15 (social) e R$ 10 (meia), antecipados na Sympla

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de junho de 2024.