Destituição do reitor

“Conselhão” convocará Valdiney

publicado: 30/05/2023 11h49, última modificação: 30/05/2023 11h49
Decisão foi adiada para dia 14 de junho; expectativa é que gestor tenha 10 dias para apresentar sua defesa
Conselhão-UFPB_F. Evandro Pereira (15).JPG

Professores, alunos e técnicos administrativos da UFPB participam da reunião do “Conselhão” - Foto: Edson Matos

por Michelle Farias*

Foi adiada para o dia 14 de junho a decisão dos três conselhos deliberativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Consuni, Consepe e Conselho Curador, sobre o dossiê que pede a destituição do reitor da instituição, Valdiney Gouveia. A reunião aconteceu ontem, no auditório da Reitoria, em João Pessoa.

Durante a manhã o relator do processo foi destituído por ter abandonado a reunião e o professor Jailson José Gomes da Rocha, membro do Consuni, foi nomeado para a função. Ele ressaltou a necessidade de suspender o encontro de ontem e retomá-lo no próximo dia 14 de junho. O intervalo, segundo ele, é suficiente para que Valdiney Gouveia seja notificado formalmente sobre a existência do processo.

A expectativa é de que o reitor tenha 10 dias para apresentar defesa e o relator outros cinco dias para elaborar e apresentar seu relatório. “Em nenhum momento ele foi cientificado formalmente sobre o processo”, disse o relator.

Ele acrescentou ainda que a vice-reitora, Liana Filgueira, não poderia alegar desconhecimento, já que chegou presidir a mesa durante uma das reuniões do ‘Conselhão’ sobre o processo que pede a destituição de Valdiney. “Enquanto professora que presidiu a mesa ela não pode objetar desconhecimento”, pontuou.

Apesar da reunião de ontem ter sido convocada pela Reitoria, não houve o comparecimento o reitor, vice-reitora ou pró-reitores. O coordenador da Secretarias dos Órgãos Deliberativos Superiores também não estava presente e o relator do processo deixou a reunião após 15 minutos do início. A reunião foi conduzida pelo decano suplente, professor Zaqueu Ernesto.

O novo relator ouviu várias posições e recebeu uma série de documentos a serem incorporados ao dossiê. “Ele vai analisar e ver o que é possível aceitar para acrescentar ao dossiê, que já contém denúncias de estudantes e professores”, explicou Zaqueu. Ele esclareceu ainda que, caso seja aprovado pelo Consuni, Consepe e Conselho Curador, o dossiê será encaminhado para o Ministério da Educação (MEC) que tem competência para destituir o reitor.

“Já faz dois anos que o processo transcorre e ele (Valdiney Gouveia) nunca se defendeu. Ele teve bastante tempo para contradizer. A peça será levada ao MEC, porque os conselhos não têm competência para destituição e acredito que lá ele deve ter um prazo para apresentar defesa”, concluiu o professor Zaqueu.

Gestão é contestada pela comunidade

por José Alves*

Nova reunião entre os três conselhos deliberativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Consuni, Consepe e Conselho Curador - sobre a destituição do reitor interventor Valdiney Gouveia e da vice-reitora, Liana Filgueira, foi realizada ontem na Reitoria da instituição, mas o impasse continua.

Na reunião de ontem, para votar a destituição do atual reitor, bem como a escolha da nova lista tríplice, foi coordenada pelo decano, o professor Zaqueu Ernesto. A vice-reitora, Liana Filgueira, não participou da reunião alegando estar doente.

Em novembro de 2020, Valdiney Gouveia foi empossado no cargo de reitor da UFPB. Ele teve apenas 5% dos votos na eleição realizada em agosto e nenhum voto no Colégio Eleitoral responsável por formar a lista tríplice. O nome do candidato terminou incluído na lista após ele recorrer à Justiça. Desde que foram nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Valdiney Gouveia e Liana Filgueira são alvos de protestos por parte da comunidade acadêmica da UFPB.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de maio de 2023.