O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), iniciou ontem, o pagamento da quarta edição do Abono Natalino, programa estadual de complemento de renda destinado a 504.277 famílias paraibanas beneficiárias do Bolsa Família, pioneiro no Brasil. O pagamento segue até o próximo dia 22.
A Paraíba é o único Estado do Brasil que paga o benefício. Para o governador Ricardo Coutinho, o governo mostra que trabalha para aqueles que sempre foram esquecidos. “Isso é algo que
nos faz refletir bastante sobre tudo isso, mas que ao mesmo tempo nos dá uma ideia do perfil de governo que a Paraíba hoje tem, que é um governo que pensa naqueles que sempre foram esquecidos, que sempre estiveram à margem do desenvolvimento, do progresso ao longo de todo esse tempo. Nenhum Estado do Brasil pega R$ 20 milhões para pagar o Abono Natalino”, afirmou.
Além do Abono Natalino, Ricardo destacou outras ações do governo para melhorar a vida dos paraibanos que convivem com a seca no Estado. “Nós temos não só esse abono natalino do olsa
Família como fizemos já esse ano 4.600 cisternas de placa, por exemplo, distribuímos filtros para as pessoas que estão nas áreas de seca, porque a qualidade da água vai ficando cada vez pior; distribuímos, também com recursos do Estado caixas d’água, para que o carro-pipa possa ter mais agilidade e possa dar várias voltas a mais, trazendo mais água; estamos fazendo poços, aquilo que é possível. É preciso ter, da parte do Governo Federal, uma presença mais nítida e mais clara, para isso é preciso deixar o Governo Federal também trabalhar”, disse o governador, se referindo, ao processo de impeachment deflagrado contra a presidente Dilma Rousseff.
Em João Pessoa e Campina Grande, o pagamento está sendo realizado no período até o dia 22 deste mês no Estádio Almeidão e na UEPB (no Centro de Arte e Cultura, perto dos Correios)
respectivamente. Nos demais municípios, o abono está sendo realizado nas agências dos Correios e Telégrafos, como em todos os anos. Já as famílias dos 26 municípios paraibanos que não têm agência dos Correios receberam o abono no último sábado.
A secretária da SEDH, Cida Ramos, esteve na manhã de ontem no Almeidão. “Esta é uma iniciativa do Governo do Estado, pioneira no Brasil, que considero muito importante. Porque é um investimento de R$ 19 milhões para beneficiar não só as famílias do Bolsa Família, mas também aquece a economia dos municípios, principalmente em um momento de crise econômica”, destacou.
Cronograma evita filas
O pagamento do Abono Natalino segue cronograma definido pela SEDH, que obedece o último número de inscrição social (NIS). Ontem receberam aqueles que têm NIS final 01. Hoje, será a vez de quem tem o NIS com final 2 e assim sucessivamente.
O pagamento na manhã de ontem em João Pessoa ocorreu de forma tranquila, sem muitas filas. No Estádio Almeidão foi armada uma estrutura com 13 guichês para facilitar o atendimento. A Polícia Militar também está presente durante toda a ação garantindo a segurança de todos.
Para a dona de casa Edileusa dos Santos, foi rápido e sem burocracia receber o dinheiro. “Cheguei cedo e não enfrentei fila. Está organizado. Este dinheiro do abono é muito bom, ajuda bastante porque vou sair daqui e já vou comprar o que falta para as crianças”, disse.
Quem também chegou cedo foi Luciana Nunes da Silva, que ressaltou que o Abono Natalino faz a diferença neste final de ano. “Vim logo cedo porque estava precisando. Este dinheiro ajuda muito pra quem não tem nada”.
Documentos
Para ter acesso ao Abono Natalino é necessário que o beneficiário leve documento como CPF, documento com foto como identidade e o cartão do Bolsa Família que tem o número da inscrição social.