Notícias

Ambulatório para travestis e transexuais da Paraíba completa seis anos

publicado: 24/07/2019 10h25, última modificação: 24/07/2019 10h25
Caminhada LGBT_Fotos Evandro (3).JPG

- Foto: Foto: Evandro Pereira

tags: AMBULATÓRIO , TRAVESTIS , TRANSEXUAIS


Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB), unidade integrante do Complexo Hospitalar Clementino Fraga e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa seis anos nesta quarta-feira (24). Para lembrar a data, a direção do CHCF e a Gerência do Ambulatório TT/PB fará, a partir das 14h, uma comemoração, apresentando os números dos atendimentos a travestis e transexuais na Paraíba. 

Desde o início do seu funcionamento, o Ambulatório TT/PB totaliza 585 usuários cadastrados, sendo 214 homens trans, 26 travestis e 345 mulheres trans. Esses usuários são oriundos dos mais variados municípios da Paraíba, além de outros estados brasileiros, como é o caso do Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

COMO TER ACESSO AO SERVIÇO - Para ter acesso aos serviços do Ambulatório TT/PB, o usuário necessita passar primeiro pelo Espaço LGBT (unidade da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana) e solicitar o encaminhamento para o atendimento. Após essa etapa, o usuário comparece a uma roda de conversa com a equipe multiprofissional do ambulatório (munido das cópias do RG, CPF e Cartão SUS). A roda de conversa acontece toda primeira terça-feira de cada mês, sempre às 14h30, no auditório do Complexo Clementino Fraga.

Um lembrete importante é que, para garantir o acesso ao processo transexualizador, o usuário deve ter idade mínima de 18 anos.