no agreste paraibano

Araruna terá Encontro de Astronomia

publicado: 13/06/2023 13h21, última modificação: 13/06/2023 13h21
Evento nacional ocorrerá entre os dias 12 e 14 de outubro com palestras, oficinas, minicursos e observações telescópicas
1 | 2
No primeiro dia do evento, o Parque Estadual da Pedra da Boca, em Araruna, funcionará como um ponto de astrofotografia e de observação do céu - Foto: Andrey Câmara
2 | 2
Foto: Andrey Câmara

por Sara Gomes*

A cidade de Araruna, no Agreste paraibano, foi escolhida para sediar a 23a edição do Encontro Nacional de Astronomia do Brasil (Enast), que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de outubro. O evento, organizado pela Universidade Estadual da Paraíba em parceria com a Associação Paraíba de Astronomia, vai reunir astrônomos profissionais e amadores. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site apapb.org/23enast. Em paralelo ao evento, haverá uma programação gratuita aberta ao público geral da comunidade e das escolas da região.

Araruna foi escolhida para sediar o encontro pois se encontra na linha central da anularidade, o que favorece a visibilidade do Eclipse Anular do Sol. Além disso, possui clima e paisagens naturais que favorecem os belos registros desse fenômeno da natureza, segundo informações da Associação Paraibana de Astronomia (APA).

No primeiro dia do evento, o Parque Estadual da Pedra da Boca funcionará como um ponto de astrofotografia e de observação do céu. A programação terá palestras de pesquisadores renomados, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias e observações telescópicas, entre outros. Mas a programação oficial ainda não foi divulgada pois a organização está aguardando a confirmação de alguns palestrantes.

O valor da inscrição é de R$ 70,00 e dá direito a um kit evento (camisa e acessórios), além do local da acomodação (alojamento ou acampamento). O coordenador da comissão local da organização, Jozemilton Fernandes de Souza Filho, explica que o participante terá garantido o local para passar a noite. “Mas tem que trazer o kit para acomodação, seja barraca para camping, ou colchão e cobertor”, declarou. Para quem preferir hospedagem em pousadas, poderá fazer sua reserva em estabelecimentos parceiros do evento.

A expectativa de público é de aproximadamente 600 pessoas, sendo que até o momento 200 pessoas se inscreveram. Em virtude da pandemia da Covid-19 não ocorreram edições presenciais do Enast durante os anos de 2020, 2021 e 2022. Como o evento não acontece há quase quatro anos, Jozemilton acredita que comparado ao último Enast ocorrido na cidade de Sobral-CE em 2019, a edição em Araruna terá uma maior quantidade de público. “Tanto porque é o primeiro evento presencial pós-pandemia, como também por ser um atrativo muito difícil de conciliar com um evento como o eclipse”, declarou.

Enast’s

Os Encontros Nacionais de Astronomia (Enast’s) são realizados anualmente desde 1998 e reúnem astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas.

A Paraíba é um dos melhores locais a céu aberto para observar objetos astronômicos no Brasil, pois apresenta condições extremamente favoráveis à astronomia, principalmente nas regiões do Cariri ao Alto Sertão. Por fim, o coordenador do comitê local do evento ressalta a importância de eventos astronômicos dessa magnitude. “É um evento ímpar que, provavelmente, acontece “uma vez na vida”.

*Edição publicada originalmente na edição impressa de 13 de junho de 2023.