Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade > Audiência pública e capacitação marcaram Semana de Aleitamento em Patos e JP

Notícias

Audiência pública e capacitação marcaram Semana de Aleitamento em Patos e JP

por publicado: 05/08/2016 12h28 última modificação: 05/08/2016 12h28
Divulgação Diversas mães participaram da audiência pública em Patos

Diversas mães participaram da audiência pública em Patos


No último dia de atividades alusivas à Semana Mundial de Aleitamento, parte da equipe que atua no Banco de Leite drª Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade, enquanto outros profissionais estiveram em João Pessoa, onde participaram de capacitações sobre temas que envolvem a amamentação. O treinamento na capital paraibana foi realizado no auditório da Maternidade Frei Damião e conduzido pela consultora da Rede Ibero Americana de Bancos de Leite e da rede Brasileira, Sônia Galiza. Já a audiência na Câmara teve uma expressiva participação tanto de público que lotou a galeria, como de autoridades de saúde.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, que participou do treinamento em João Pessoa, a capacitação reviu os protocolos de segurança na distribuição de leite nas unidades neonatais. “Foi importante revisar os protocolos e nos atualizarmos em relação aos procedimentos”, disse Joana. O treinamento também contou com a participação da coordenadora estadual dos bancos de leite da Paraíba, Thayse Ribeiro.

Na audiência pública da Câmara, o tema ‘Aleitamento e sua importância’ foi abordado por várias autoridades de saúde, entre as quais a bioquímica, Faldrecya Borges e a nutricionista Silvana Oliveira, ambas do Banco de Leite de Patos. As falas, com depoimentos de mães doadoras e receptoras, destacaram as vantagens e diferenciais da alimentação a base do leite materno no desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros seis meses de vida. “Não há alimento mais apropriado e completo que o leite materno e as chances de óbito nos primeiros 28 dias de vida dos bebês são comprovadamente minimizadas, quando eles são alimentados com o leite materno”, destacou Faldrecya em sua fala.

Ao fazer um balanço das atividades da Semana, Joana Sabino afirma que foi positivo. “Realizamos panfletagem educativa, palestras com gestantes, com as equipes de saúde de São José de Sabugi, homenageamos as mães doadoras e receptoras, participamos da audiência pública e das capacitações em João Pessoa, de forma que foi um período curto, mas muito enriquecedor para todos que participaram”, finalizou.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41