Notícias

Barragem recebe bom volume de água e extensionistas ensinam a reforçar parede

publicado: 15/02/2016 15h58, última modificação: 15/02/2016 15h58
sousa 15 02..jpg

Os técnicos demonstraram como os agricultores devem preparar corretamente o solo para o plantio de culturas de subsistência - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: barragem , segurança hídrica , sousa


A barragem que atende as comunidades do Cedro e São Pedro, no município de Sousa, que ganhou bom volume de água durante as chuvas de janeiro, foi visitada por extensionistas da Emater que sugeriram fazer um plantio de grama na parede externa do taludo do açude, para proteger e evitar erosão.

Segundo o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, esta barragem tem uma grande função social. Sua construção foi um investimento da Emater, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil.

A barragem vai permitir a melhor convivência com o semiárido durante o período de longas estiagens, dando condições ao plantio de culturas que usem o sistema de irrigação.

Os técnicos demonstraram como os agricultores devem preparar corretamente o solo para o plantio de culturas de subsistência.

Os agricultores também foram esclarecidos sobre os benefícios oferecidos pela Energisa para redução da tarifa de energia.

A extensionista Fátima Pinto foi à Unidade Familiar de João Martins, na Comunidade Malhada da Pedra, para dar orientação sobre a condução da cultura do sorgo forrageiro pelo sistema de irrigação por gotejamento, cujo projeto foi elaborado pela Emater.