produtos e soluções

BNDES abre diálogo com empresários

publicado: 04/04/2024 09h08, última modificação: 04/04/2024 09h08
Evento, no Shopping Sebrae, apresentou ontem as linhas e soluções que a instituição tem a oferecer às empresas
Rosalia-Lucas-Pres.-do-Turismo_F.jpg

Atividade faz parte de um ciclo de encontros gratuitos voltado a representantes de micro, pequenas e médias empresas | Foto: Evandro Pereira

por Samantha Pimentel*

Apresentar as soluções do banco, e de instituições parceiras, para ajudar o empresariado no desenvolvimento de seus negócios, esse foi o objetivo do evento ‘BNDES Mais Perto de Você’, que aconteceu ontem no Shopping Sebrae, em João Pessoa. O evento foi realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outras instituições parceiras, e aconteceu das 10h às 13h.

A atividade faz parte de um ciclo de encontros gratuitos promovidos pelo BNDES e voltado a representantes de micro, pequenas e médias empresas, apresentando as principais linhas de financiamento do Banco, incluindo soluções para capital de giro, crédito para projetos de investimentos e aquisição de máquinas e equipamentos, além de orientações sobre garantia para financiamentos e outros serviços da instituição.

Segundo o Gerente de Relacionamento do Gabinete da Presidência do BNDES, Arthur de Rezende Pinto, que estava na organização do evento, a atividade é uma retomada do projeto que já vinha sendo realizado, mas que foi interrompido devido a pandemia. “A gente retoma esse projeto com o objetivo de levar informações ao empresariado local, movimentar um ecossistema de apoio a ele, não é a toa que a gente está aqui com o Sebrae em parceria, com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, com a Fecomércio, com a Federação de Indústrias do Estado da Paraíba, com a CDL, com o Sindicato da Indústria da Construção Civil, e Associação de Bares e Restaurantes, então a gente tem uma série de parceiros hoje aqui presentes, que podem contribuir no desenvolvimento do empresariado”, afirmou.

Esse também é o pensamento do Superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, que destaca o potencial do evento em reunir diversas instituições, em torno de um único propósito. “O evento vem somar interesses comuns em prol de um grande objetivo, elevar a competitividade e produtividade das empresas”, destacou.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL/JP), Nivaldo Vilar, o momento é de grande importância para o empresariado, no sentido de apontar soluções e estreitar os laços com o BNDES, instituição que pode abrir possibilidades de crédito e financiamentos para o setor. “Nós sabemos que o BNDES é um banco que fomenta no Brasil, que tem ajudado muito a indústria, comércio, serviços, e a gente espera que eles tragam para nós ações positivas para o nosso setor, e principalmente em relação a créditos.

Através dos seus bancos que são credenciados pelo BNDES, emprestar dinheiro para os pequenos, médios e microempresários, e até mesmo os grandes, com juros mais baixos”, afirmou.

Banco quer percorrer cidades em todo o país

A ideia do  BNDES Mais Perto de Você é percorrer o território nacional, viajando pelas principais cidades do país, apresentando os serviços do Banco, e na capital paraibana o evento contou também com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico. A secretária da Pasta, Rosália Lucas, esteve presente na abertura do evento, e destacou as iniciativas do governo do Estado para atrair investimentos para a região. “O Governo do Estado da Paraíba tem a função de facilitador, de integrar todo esse ecossistema empresarial, do setor produtivo, do setor de comércio, serviços, da indústria, e que o BNDES seja muito bem-vindo, que possamos aproximar cada vez mais todos os produtos e linhas de crédito para o setor produtivo. O governador João Azevêdo tem trabalhando com todas as secretarias para que sejam o mais facilitadoras possíveis, para atração de investimentos e ampliação de negócios do empresário aqui na Paraíba, com benefício fiscal, atraindo investimentos e segurança jurídica”, destacou.

O evento iniciou com a fala institucional do BNDES e demais parceiros, e seguiu com a apresentação das linhas de crédito e soluções que o Banco oferece ao empresariado. Após isso, aconteceu a fala de instituições financeiras parceiras do BNDES, que atuam em João Pessoa e na Paraíba, e após esse momento, se iniciou um debate para que os participantes pudessem tirar dúvidas, e em seguida também iniciar um diálogo mais personalizado com os agentes financeiros para um início de relacionamento, sendo esse o pontapé inicial para negociações que devem prosseguir após o evento.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de abril de 2024.