Notícias

Bolsa Família: frequência de estudantes atinge 87,5%

publicado: 13/09/2017 00h05, última modificação: 13/09/2017 09h09
foto da página 18 de quarta-feira.jpg

Número de alunos beneficiários do programa apresentou aumento em salas de aulas em junho e julho - Foto: Quintela/Governo de Rondônia

tags: bolsa família


A frequência escolar dos estudantes beneficiários do Bolsa Família chegou a 87,47% entre junho e julho, segundo dados do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Bolsa Família (Sistema Presença), que acompanha mais de 15,2 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 6 a 17 anos. É o segundo maior percentual desde que a frequência escolar começou a ser acompanhada, em 2007 - o maior índice foi registrado em junho e julho de 2014, quando chegou a 88,61%. Os estados do Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins, Santa Catarina e Rondônia tiveram percentuais ainda maiores que a média nacional neste bimestre, com mais de 90%.

Entre as capitais, Porto Alegre, Teresina, Palmas e São Paulo apresentaram melhor média de informação da frequência escolar, acima de 97%. O MEC vai repassar todas essas informações ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), gestor do Programa Bolsa Família. O diretor de políticas de educação em direitos humanos e cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Daniel Ximenes, afirma que o percentual de quase 90% de frequência escolar entre os estudantes acompanhados é resultado do trabalho de aproximação da pasta com os gestores e profissionais da educação. “Quando assumimos (o MEC), o resultado estava em torno de 84%”, relata.