Cabaceiras celebra 20 anos da festa do “Bode Rei” em 2018

publicado: 20/05/2018 00h05, última modificação: 19/05/2018 13h31
Bode rei.jpg

Expectativa dos organizadores é de que 60 mil pessoas passem pelo evento que será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de junho - Foto: Teresa Duarte

tags: cabaceiras , festa do bode rei , 20 anos

Teresa Duarte

Com o tema “O Reino Encantado do Bode Rei”, apresentando a majestade da caprinovinocultura como responsável pela cadeia produtiva do município, a edição 2018 da Festa do Bode Rei, no município de Cabaceiras, terá uma nova roupagem na celebração dos 20 anos de realização. A expectativa dos organizadores é de que 60 mil pessoas passem pelo evento que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho próximo.

Nacionalmente conhecida, a festa que evidencia a produção caprina pela gastronomia e cultura, irá realizar exposições e feiras de animais, mostras de artesanato, apresentação de danças folclóricas, competições, palestras e cursos, além de shows. Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 850 empregos diretos e indiretos são gerados nos dias de realização da festa que neste ano receberá uma nova cenografia no novo projeto que é assinado pelo cartunista Fred Ozanan.

Conforme a secretária de planejamento do município, Michelle Oliveira, será montada três portais que formarão um grande castelo da corte real do Bode Rei, integrando os eixos principais da festa que é o Arraial Popular e Parque do Bode. “Nós estamos empenhados em promover um grande evento com essa nova formatação na estrutura que vai envolver um verdadeiro universo ‘bodístico’, que contará com 30 barracas de alimentação no Arraial Popular, além das 20 barracas de artesanatos”.

Agregado à iniciativa, está o trade turístico, que também mostrará o turismo rural, cultural e ecológico, com foco no Lajedo de Pai Matheus. Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a festa agrega o incremento da comercialização do ovino, da caprinocultura ao caráter turístico. “Há quase duas décadas, o evento valoriza os recursos naturais existentes na localidade. São atrativos que fazem a diferença para quem busca um turismo ecológico ou rural”, explicou.

A festa conta com exposição de caprinos e ovinos, premiação a expositores, feira de animais, concurso leiteiro, mostra gastronômica com a famosa ‘bodioca’ - tapioca feita com carne de bode - feira de artesanato, forró-pé-de-serra, arrastão do bode e shows artísticos culturais, além das tradicionais ‘Fórmula Bode’ e desfile do ‘Bode Rei’ e da ‘Cabra Rainha’. Entre as atrações, estão os shows de Jonas Esticado, Wallas Arrais, Walquiria Santos e José Orlando.