A cidade de Campina Grande chega hoje aos 159 anos. Ela foi fundada em 1º de dezembro de 1697, e elevada à categoria de cidade no dia 11 de outubro de 1864. Hoje ela conta com uma população superior a 419 mil habitantes. Conforme a história, o local foi inicialmente um sítio, depois passou a ser vila e, posteriormente, município.
Na sua origem a localidade foi ponto de repouso da passagem de tropeiros que seguiam pelas estradas de toda região comercializando suas mercadorias em lombos de burros. Depois formou-se uma feira de gado. Essa movimentação mais intensa fez surgir uma grande feira geral, hoje conhecida como a Feira Central, sendo uma das maiores do Nordeste nos dias atuais.
O surgimento de Campina tem ligações com a ocupação dos índios ariús em seu território, liderados por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, e a urbanização do município tem forte vínculo com suas atividades comerciais.
E foi por meio delas que o desenvolvimento chegou à Rainha da Borborema, como a compra e a venda de algodão, que passou a atrair comerciantes de várias partes do Nordeste. Essa movimentação intensa conferiu à cidade o título de maior exportadora do produto do Brasil, e a segunda do mundo, perdendo apenas para Liverpool, Inglaterra, nos anos 40 do século passado, quando passou a ser conhecida como a cidade do ouro branco.
Mesmo sem ter uma produção local, os comerciantes vinham com o algodão para a cidade, visto que nela estava a única máquina de beneficiamento do produto existente em todo interior do país. Além disso, a construção de linhas ferroviárias deram o impulso que faltava para que a cidade pudesse exportar o algodão beneficiado para os portos mais próximos.
Eventos e educação
A história de Campina Grande é referência na área da educação e da pesquisa. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) são referências no ensino e pesquisa. No município está instalado o Instituto Nacional do Semiárido.
Campina Grande também tem forte ligação com a realização de grandes eventos. O Maior São João do Mundo, que durante 30 dias promove a festa atraindo milhares de turistas, existe há 40 anos e movimenta a economia local. O Carnaval da Paz, quando são realizados vários eventos religiosos e filosóficos, ocorre durante o período do Carnaval, e visa difundir uma cultura de paz.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de outubro de 2023.