Campus Festival promove maratona de empreendedorismo e inovação

publicado: 05/05/2018 08h56, última modificação: 05/05/2018 08h56
campusfestival.jpg

Campus Academy é direcionado para jovens estudantes e acontece de 16 a 18 de maio, no Espaço Cultural, em João Pessoa - Foto: Divulgação

tags: campus festival

Com grandes ideias e atrações, o Campus Festival, maior festival universitário do Norte e Nordeste, estimula o espírito inovador e empreendedor do público. Em uma iniciativa inédita, o evento promove nesta quinta edição, o Campus Academy, uma programação exclusiva para beneficiar alunos que cursam o ensino médio em escolas públicas na Paraíba. “O nosso objetivo é orientar e dar oportunidades aos jovens interessados em se conectar com o universo empreendedor. O evento, que é gratuito, será uma força no desenvolvimento do empreendedorismo e na disseminação do conhecimento sobre a gestão empresarial, buscando criar um ambiente ideal para o fortalecimento da economia digital e criação de uma grande rede centrada em inovação”, explica Will Fonseca, organizador do evento, diretor da Luz Criações.

O evento traz um espaço democrático para proporcionar aos participantes uma vivencia multidisciplinar, além de promover a diversidade e valorizar a comunidade local, oferecendo uma programação rica em cultura e educação. Este ano, o Campus Academy reúne alunos do ensino médio de escolas públicas e estimula a desenvolverem projetos voltados para o empreendedorismo, inovação e tecnologia. “Para nós, estar presente neste evento tão importante é, sem dúvida, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Estimular o empreendedorismo com ações diferenciadas a partir de desafios que abordam temas inovadores, é muito significativo”, afirma Francilene Garcia, secretária de Ciência e Tecnologia do Estado. Segundo ela, o evento é o melhor ambiente para promover aos alunos uma experiência única. “O Campus Academy faz parte da programação do maior festival universitário do Norte e Nordeste, o Campus Festival. Por estar inserido neste evento de grande porte já reconhecido nacionalmente, acreditamos que esta é a melhor oportunidade para que os alunos participem e experimentem desafios que possam levá-los a conquistar um espaço no mercado. Estamos muito felizes de fazer parte deste projeto”, declara.

O evento será uma força no desenvolvimento do empreendedorismo e na disseminação do conhecimento sobre a gestão empresarial, criando um ambiente ideal para o fortalecimento da economia digital e criação de uma grande rede centrada em inovação. “Em parceria com o Sebrae PB, conseguimos a participação de dez escolas do ensino médio técnico da rede estadual com o objetivo de orientar e dar oportunidades aos jovens interessados em se conectar com o universo empreendedor”, conta Aléssio Trindade, secretário de educação do Estado. Segundo ele, serão formadas cinco equipes para iniciar a competição. “Os alunos formarão equipes compostas por cinco membros que competirão entre si. A expectativa é que eles adquiram experiência ao participar deste evento, cumprindo desafios, aplicando as metodologias inovadoras que estão sendo aplicadas nas escolas, como kanban, Canvas e Desing Thinking”, ressalta.

As equipes serão avaliadas por uma banca composta por investidores, empreendedores, representantes do Sebrae, Governo do Estado e Fundação Parque Tecnológico e os melhores projetos serão premiados com uma viagem de imersão em empreendedorismo e inovação, além de cursos na área de empreendedorismo e certificado. As inscrições para o Campus Academy estão encerradas.

Sobre o Campus Festival

O maior festival universitário do Norte/Nordeste nasceu em 2013 da ideia de Will Fonseca, então estudante universitário com o propósito de aproximar outros estudantes de áreas do conhecimento distintas, estimulando o intercâmbio de conhecimento, empreendedorismo e multidisciplinaridade. Em 2014, o evento funcionou como plataforma de lançamento e demonstração da produção universitária nas artes, tecnologia e ciência, fazendo uma ponte entre universidade e mercado. Em torno dessa programação de educação, foram realizadas uma exposição de artes visuais e show com ótimas bandas que estavam em circulação pelo país e bandas locais que nos próximos anos teriam grande destaque na mídia nacional. Em 2015, o evento conseguiu se consolidar, apresentar um conteúdo altamente relevante, grandes atrações musicais e caiu no gosto do público paraibano, recebendo uma multidão de mais de 20 mil visitantes. Na última edição, os principais destaques ficaram por conta da palestra do premiado ator e diretor Wagner Moura e a efervescente programação musical com Humberto Gessinger, Maneva e BaianaSystem.

16/5 quarta-feira

8h – Credenciamento de estudantes (Mezanino 1)
10h – Abertura e Boas Vindas (Sala de concertos)
11h – Palestra: Empreendedorismo Digital (Sala de concertos)