por Mayra Santos*
A reforma do Hotel Tambaú, tradicional na Paraíba, foi iniciada há 15 dias, aproximadamente. Mais moderno e amplo, o hotel será transformado em um resort, segundo Rui Galdino, um dos sócios da AMPAR – empresa que gere o empreendimento e é responsável pela realização da reforma do local. O Hotel Tambaú está localizado na Avenida Almirante Tamandaré, Praia de Tambaú, em João Pessoa.
De acordo com Rui, além de mais amplo, o hotel contará com mais opções de lazer do que era ofertado antes. “A reforma vai manter sua estrutura física, conhecida no mundo todo, em forma redonda, como um cassino, mas vai ter muito mais opções, além da hospedagem tradicional. Vai ser um outro hotel, além de contribuir fortemente para volta do desenvolvimento do turismo do nosso estado”, destacou.
Ele contou ainda que vai ser todo reformado, como a mobília que será toda trocada, as camas, os aparelhos de ar-condicionado. “Serão mobílias novas de última geração, todo moderno e vai ser transformado em um resort.” Com relação ao nome do hotel, ele garantiu que o nome será mantido, Hotel Tambaú, visto que já é tradição em toda Paraíba.
Além disso, informou que o hotel vai fomentar a geração de emprego e renda, de forma direta e indireta. “Diretamente serão empregadas 300 pessoas que vão trabalhar dentro e, indiretamente, umas três mil pessoas vão sentir a economia girar, a exemplo do comércio informal que existe em torno dele”.
O empreendimento está fechado há anos devido a um processo judicial e só agora está passando por uma reforma para voltar à ativa. Rui Galdino declarou que essa luta começou no período da arrematação do leilão e que havia grupos que, segundo ele, queriam tomar o hotel de todo jeito das mãos dos paraibanos.
“É um sentimento de ‘paraibanidade’ mesmo, sangue nosso, prata da casa. O hotel passou quase 50 anos na mão de pessoas de fora e terminou quebrando na mão deles. E nós, com muita raça e determinação, conseguimos arrematar e trazer de volta o hotel para as mãos dos paraibanos”, frisou.
O Hotel Tambaú foi fundado na década de 1970 e possui uma área total de 40 mil metros quadrados, o que corresponde a quatro hectares, à beira mar. Em seu espaço interno possui 175 suítes, dois centros de convenções, extensa área de lazer, sauna, boate, salas comerciais, dois restaurantes e amplo estacionamento.
“Eu sou paraibano de João Pessoa, essa luta começou comigo há dois anos, no período da arrematação do leilão, o houve problemas judiciais com outros grupos de queria tomar o hotel de todo jeito das mãos dos paraibanos, mas não conseguiram. Então é um sentimento de ‘paraibanidade’ mesmo, sangue nosso, prata da casa."
O hotel passou 50 anos na mão de pessoas de fora, de forasteiros, e terminou quebrando na mão deles.
O hotel foi feito pelo Governo do Estado, depois foi vendido a Varig e essa empresa quebrou com o tempo, quebrando o Hotel Tambaú também e nós paraibanos com muita raça e determinação conseguimos arrematar e trazer de volta o hotel para as mãos dos paraibanos”.
O Hotel Tambaú é cartão-postal da cidade de João Pessoa, mas está fechado há anos. De acordo com Rui Galdino, um dos sócios hotel, vai gerar de forma direta em torno de 300 empregos. O arrematante do Hotel é um dos sócios da AMPAR. Empresa que foi constituída para reformar e gerir o empreendimento, ou seja, empresa proprietária do Hotel Tambaú.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 31 de agosto de 2022.