Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade > Cientistas descobrem medidas mais precisas de matéria escura do universo

Notícias

Cientistas descobrem medidas mais precisas de matéria escura do universo

por publicado: 05/08/2017 00h05 última modificação: 05/08/2017 11h15
Flickr/Hubble ESA Os resultados apresentados trazem pistas sobre a evolução do universo ao longo de 14 bilhões de anos

Os resultados apresentados trazem pistas sobre a evolução do universo ao longo de 14 bilhões de anos

 

Cientistas revelaram na última quinta-feira (3), nos Estados Unidos, as medidas mais precisas da estrutura da matéria escura do universo: 26% estão na forma de uma matéria escura misteriosa e outros 70% são preenchidos por uma energia escura igualmente invisível, que está causando a expansão acelerada do universo.

Esses resultados dão pistas sobre a evolução ao longo de 14 bilhões de anos. O Brasil participa da colaboração internacional Dark Energy Survey (DES), que envolve mais de 400 cientistas de sete países. O Observatório Nacional, por meio do LIneA e do INCT e-Universo, apoia a participação de brasileiros neste levantamento com o consórcio DES-Brazil. Além de desenvolver um portal do projeto DES para distribuição dos dados para o Brasil e outros países, os pesquisadores brasileiros são responsáveis pela implementação de um portal científico para análise de dados.

“Esta é uma oportunidade excelente de astrônomos e físicos do Brasil participarem de um projeto desta envergadura, produzindo resultados científicos de impacto”, afirma o pesquisador do ON Luiz Nicolaci da Costa, que coordena o LIneA.

“Um dos levantamentos internacionais contemplados pelo nosso INCT é justamente o DES, onde apoiamos a participação de pesquisadores brasileiros”, acrescenta o vice-coordenador do INCT e-Universo, Rogerio Rosenfeld.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41