Notícias

Clubes de assinatura aliam prazer, preço baixo e amizade

publicado: 22/10/2017 21h05, última modificação: 22/10/2017 21h57
6.jpg

Maeve diz que a grande vantagem do serviço está na exclusividade dos produtos, que não são encontrados em lojas e supermercados - Foto: Edson Matos

tags: clubes de assinatura


Adrizzia Silva
Especial para A União

Os clubes de assinatura têm conquistado cada vez mais o mercado consumidor brasileiro. Para quem busca praticidade, não tem muito tempo e gosta de ser surpreendido com novidades, esse tipo de negócio é bastante atraente. O acesso é simples: O interessado assina o serviço, de forma on-line, paga com determinada periodicidade e recebe em casa uma caixa com o tipo de produto que escolheu. Além disso, é possível criar um relacionamento forte entre marca e consumidor, e também com outros assinantes.

Atualmente existem vários clubes de assinatura no país, de diversos segmentos. Vinhos, café, livros, cervejas, maquiagem, produtos eróticos, fitness e muitos outros. Por esse meio, o associado recebe, no conforto da sua casa, as maiores novidades sobre os itens de interesse. As assinaturas de vinhos, por exemplo, são os modelos mais antigos, e mais populares, desse tipo de serviço.

Sair para comprar uma garrafa de vinho pode ser tarefa prazerosa, mas é preciso ter tempo disponível para escolher com calma e carinho um rótulo para ser saboreado. “Com a assinatura é possível receber rótulos especiais, escolhidos por um time de sommeliers”, afirmou a fisioterapeuta Maeve Braga, que é associada, há três anos, de um clube de vinhos. Todo mês, Maeve recebe uma caixa com duas garrafas da bebida, que varia entre os tintos, brancos e espumantes. No kit também é incluído um corta gotas colecionável e uma revista especializada, informando todos os detalhes dos produtos que são oferecidos e dicas de harmonização. “Se a gente não tem exatamente o que eles sugerem para acompanhamento, a gente faz algo parecido”, conta.

Na revista especializada enviada por seu clube de assinatura, relata Maeve, também já vem a informação dos produtos que serão recebidos no próximo mês. “Se o que estiver previsto para receber no mês seguinte não interessar, pode suspender ou passar para o outro. Daí você pode escolher outro vinho e, se for um rótulo de maior valor, paga a diferença”, explica Maeve, apontando que, nos kits, às vezes são incluídos produtos como taças de cristal. O clube do qual a fisioterapeuta é associada existe há sete anos e oferece seis categorias de plano, cujos valores variam entre R$ 70,00 e R$ 260,00.

Assim, é possível escolher a quantidade, que pode ser duas, quatro ou seis garrafas, e as características dos rótulos que serão enviados, de acordo com o paladar e o bolso de cada consumidor. Contudo, faz parte da experiência os assinantes não escolherem os rótulos que irão receber, pois confiam na equipe da empresa. Para Maeve, a grande vantagem do serviço está na exclusividade dos produtos, que não são encontrados em supermercados e nem mesmo em lojas especializadas. “Não são vinhos comuns que você encontra em qualquer lugar. A empresa conta com uma equipe de ‘winehunters’, que caçam os vinhos selecionados para os diversos modelos de assinatura, além dos sommeliers”, informa a apreciadora da bebida, destacando as garrafas que recebeu recentemente, que são da África do Sul”.

A fisioterapeuta Maeve Braga afirmou ainda que, além de apresentar inovações e informarem todos os detalhes dos produtos que oferecem, o clube é uma espécie de conexão entre a cultura de vinhos e os diferentes tipos de público. “Isso tudo é uma grande diversão”, diz. Outra vantagem, conforme Maeve, é que o site do clube disponibiliza todos os vinhos que estão nas revistas de maneira mais acessível para o assinante.

“Às vezes, garrafas que custariam R$ 70,00, para o assinante, que deseja comprar por fora do kit mensal, sai por uns R$ 30. E quanto mais unidades comprar, mais acessível fica. Então fora o clube, que a gente se ‘obriga’ a receber vinhos diversificados, a gente geralmente faz uma feirinha de vinhos por um ótimo preço, já que temos descontos. O pagamento é facilitado, podendo dividir no cartão”, explica.

Maeve, que tem o consumo de vinhos como hobby, conta que outra vantagem é interagir com pessoas que possuem a mesma estima pela bebida, assim como a com a própria empresa, por meio das redes sociais. “Eu e meu marido fizemos um perfil no Instagram, o ‘casal vinho’, e temos uma integração grande, tanto com participantes do clube, como eles mesmos da revista. Quando a gente posta nossas impressões sobre o vinho, eles reagem, comentam. Isso é muito legal”, afirma.

Indicar um amigo vale bônus

A associação a um clube ocorreu por indicação de um amigo do marido de Maeve. Da mesma forma aconteceu com o professor universitário, Rafael Virgínio, também apreciador de vinhos e que concorda que, “a principal vantagem da assinatura é a seleção das bebidas serem feitas por especialistas”. Ele conta que também é assinante de cervejas e que segue a mesma linha do clube de vinhos. Planos acessíveis, produtos exclusivos e que só são saboreados se fizer parte da associação.

Por vezes, amigos se reúnem na casa de um deles para degustarem a bebida e trocarem experiências. Maeve afirma que “o melhor de fazer parte de um clube é poder compartilhar suas experiências com os amigos ou até mesmo com outros assinantes. Ser o primeiro a descobrir um inesquecível rótulo de vinho ou trocar impressões com pessoas que provaram uma mesma garrafa que você gostou”. Todos os vinhos são enviados em uma caixa especial da empresa, para manter a segurança no transporte das garrafas. Vale ressaltar que a qualquer momento o associado pode entrar e sair da assinatura sem complicação ou ter que pagar taxas por isso. Além disso, Maeve afirma que existe a possibilidade de presentear alguém com o kit. A caixa é enviada ao destinatário de forma padronizada, indicando que é um presente.

“Outro fator interessante é que, a cada indicação, é disponibilizado um valor que pode ser gasto na loja do site. Por exemplo, se eu quiser te indicar, eu te envio um e-mail e você ganha R$ 50,00 de crédito, mais ou menos, e eu também, para utilizar com os produtos, que podem ser vinhos, abridores, taças. Mas qualquer pessoa pode entrar no site e fazer a assinatura também”, esclarece Maeve, finalizando que a maior alegria para ela é quando o porteiro do prédio interfona e diz “Maeve, a sua caixa chegou”

Sex shop, terapia e vida sexual

Seguindo a tendência dos ramos de vinhos e cervejas, além de alimentos, produtos de beleza, livros e outros, as empresas do mercado erótico também estão apostando nos clubes de assinatura para atrair casais. Todo mês, os inscritos recebem pelo correio kits com brinquedos, acessórios, cosméticos e outros itens picantes em uma caixa discreta, que não revela o conteúdo da encomenda. Além da comodidade e da discrição, o serviço tem a vantagem de entregar produtos selecionados, às vezes, por especialistas em saúde sexual, por um preço mais em conta. Os assinantes também ficam na expectativa de descobrir o que virá no kit e, de regularmente, contar com novidades para testar durante o sexo.

Jane Márcia conheceu o clube assistindo a um canal no You Tube, em que um casal de meninas falavam sobre os produtos usados por elas. No caso de Jane a assinatura custa menos de R$ 100,00, já incluindo o frete e alguns brindes. Segundo ela, a política de compromisso é bem simples. “A hora que eu quiser cancelar, envio um e-mail para a empresa e sou atendida prontamente sem nenhum custo adicional”, informa.

No clube de sex shop, que Jane é assinante, as caixas são temáticas a cada mês e por isso dificilmente os produtos se repetem. “O que se repete e eu adoro são sachês de lubrificante”, disse. Para ela, a principal vantagem é a possibilidade de não se deslocar para uma loja física, “assim, se a pessoa for tímida ou simplesmente não gostar de se expor, o clube é ideal”. Para falar sobre os produtos e trocar experiências, foi criado um grupo entre mulheres, a maioria casada, em que encontros ocorrem mensalmente. “Falamos sobre várias coisas do nosso cotidiano e principalmente sobre sexo. O grupo existe porque algumas mulheres tinham vergonha de ir a uma loja comprar produtos eróticos e uma amiga em comum resolveu vender, então juntamos útil ao agradável”, explica Jane.

Posteriormente, os membros do grupo perceberam que os encontros funcionam como uma terapia, cujos debates colaboram para uma vida sexual mais livre e desprovida de preconceitos. “Podemos falar sobre tudo e nos ajudar em muitas coisas. Qualquer pessoa com a mente aberta pode falar sobre sexo e os resultados dos produtos que usamos. Serve como uma forma de relaxarmos da rotina estressante de mulher que é profissional, mãe, esposa, dona de casa e tantas outras funções”, afirmou a assinante, ressaltante que o assunto é relevante principalmente para os maridos apoiarem suas esposas.

A grande aposta dos clubes de assinatura de produtos eróticos é combinar preços baixos com comodidade e exclusividade. Portanto, o maior benefício para quem está assinando o serviço é desembolsar um valor justo por produtos diferenciados sem precisar se preocupar em se deslocar para lojas, garantindo assim discrição, segurança e praticidade.