Notícias

Coluna do Meio: isonomia e imparcialidade em A União

publicado: 15/08/2017 15h13, última modificação: 15/08/2017 15h13
dandara_auniao_foto_felipegesteira_093_site.jpg

Nova coluna social, que substitui a de Goretti Zenaide, tem à frente a jornalista e especialista em moda Dandara Costa - Foto: Felipe Gesteira


Alexandre Nunes

Coluna do Meio é o nome do novo espaço reservado para o colunismo social do jornal A União, em substituição à coluna da jornalista Goretti Zenaide, que faleceu no último dia 31 de julho. Publicada com esse novo nome há uma semana, a Coluna do Meio passará a ser assinada pela jornalista e especialista em moda, Dandara Costa, a partir da edição de hoje.

A coluna social de A União não só mudou de nome, mas ampliou conceitualmente o seu campo de abrangência, como explica a superintendente do jornal, Albiege Fernandes. “Coluna do Meio pode ser traduzida como um meio imparcial e isonômico de divulgar todos os segmentos da sociedade organizada”, afirma.

Albiege acrescenta que a direção do jornal resolveu apostar nesse nome, porque uma das propostas da Coluna do Meio é remeter ao meio social, meio jornalístico, à mídia e ao meio como mensagem. “É preciso entender a Coluna do Meio, enquanto meio de divulgação e também enquanto segmento, a exemplo do meio mulher, meio jurídico, meio feminista, meio LGBT. Enfim, todos os meios, todos os segmentos, terão oportunidade na Coluna do Meio”, detalha.

A superintendente revela que a escolha de Dandara Costa para assinar a Coluna do Meio foi por conta da posição da jornalista em relação ao colunismo social, que se coaduna com o que o jornal A União quer fazer, em termos de abrangência da coluna. “A gente está com uma expectativa muito boa com relação a Dandara e ao trabalho que ela tem capacidade de apresentar, por ser uma profissional muito preparada e com a desenvoltura no meio social desejada para exercer a função de colunista social de qualquer jornal”, ressalta.

Albiege Fernandes faz questão de enaltecer a passagem de Goretti Zenaide em A União. Ela destaca que Goretti Zenaide deu uma contribuição valiosa, no período em que esteve no jornal. “Goretti foi uma pessoa que não só ajudou na coluna social, mas em todos os aspectos do jornalismo, por ter sido secretária executiva de Comunicação do Estado, no período em que Walter Santos foi o secretário. Ela foi superintendente do jornal O Momento, tinha muita experiência e agregou muita coisa aqui em A União. Infelizmente, tivemos a surpresa terrível da doença e, logo em seguida, da morte, e o nome dela precisava ser substituído por uma pessoa à altura, tanto que Dandara tem a mesma formação acadêmica de Goretti, já que é formada em comunicação e também em moda”, complementa.

Já o editor geral do jornal, Felipe Gesteira, reforça que, ao trazer Dandara Costa para assinar a Coluna do Meio, A União preserva seu histórico de 124 anos em valorizar competência jornalística e qualificação profissional, sempre à vanguarda de seu tempo.

Qualificação para manter o nível elevado

Jornalista, especialista em moda e fotógrafa, Dandara Souza Costa, que assina a Coluna do Meio, a partir desta edição, afirma saber dos desafios que tem pela frente, mas garante que não faltará força de vontade e empenho para a nova missão de sua vida profissional. “Sei que é algo ambicioso, mas quero escrever sobre pautas que contemplem todos os segmentos sociais e que tenham como público-alvo todos os paraibanos”, frisa.

Dandara Costa acredita que a imbricação de jornalismo e moda, que vem dos seus anos de academia e que perpassa seu trabalho fotográfico, vai ajudá-la na importante missão de manter o elevado nível da coluna. “E, certamente, meu instinto jornalístico vai me direcionar na hora de procurar notícias, sem perder de vista a imparcialidade”, garante.

Questionada sobre quem mais prevalecerá no exercício da função, se a jornalista, a especialista em moda, ou a fotógrafa, Dandara diz querer que prevaleça a harmonia das três habilidades profissionais, mas se tiver que escolher apenas uma, aposta em seu lado jornalista.

Com relação às novidades e inovações que pretenda implantar na composição desse novo espaço do colunismo social, Dandara afirma que não tem pretensão de entregar o jogo logo de cara. “As mudanças serão gradativas, mas por enquanto sem focar em nada especificamente, uma vez que acredito que a pluralidade é uma característica fundamental da coluna”, revela.

Dandara Costa, que completa 26 anos em 8 de setembro, pratica yoga, toca um pouco de piano e usa seu tempo livre com literatura e cinema. Ela é natural de João Pessoa, estudou no Colégio Marista Pio X e na UFPB. “Antes eu tinha o projeto de fazer mestrado fora do país, contudo, agora que assumi a coluna, focarei em algo mais próximo de casa”, informa.

Ela explica que sempre teve bastante interesse pelo jornalismo, pela moda e fotografia. “Fiz jornalismo pensando em ser repórter e sobretudo por gostar de escrever. Moda veio um pouquinho depois. Entrei no curso a fim de unir ambas as áreas profissionalmente. Este ano, inclusive, lancei com uma amiga uma marca de t-shirts, e a experiência, embora bastante trabalhosa, tem sido deveras gratificante. A fotografia começou como um hobby, quando minha mãe Mércia me presenteou com uma câmera, e posso dizer que continua sendo meu hobby”, relata.

Dandara fala mais de um idioma: inglês, francês e arranha no alemão, além do idioma pátrio, o português. “No Brasil tive a oportunidade de fazer cursos de inglês e francês. Ainda enquanto cursava jornalismo na UFPB, fiz um intercâmbio estudantil em Bremen, na Alemanha”, conta. Ela confessa que sua vida social já foi mais movimentada que atualmente, mas entende que essa realidade vai mudar com a coluna. “Ah, sem dúvida, minha vida social vai ser intensificada. Essa semana mesmo já tem eventos onde ‘A Coluna do Meio’ vai marcar presença”, conclui.