Começa no Sertão edição 2016 do “Caminhos da Gestão Participativa”

publicado: 11/03/2016 13h01, última modificação: 11/03/2016 13h01
see caminhos da gestao participativa tem inicio no sertao (1).jpg

Projeto é realizado em forma de reunião, atendimentos e visitas técnicas em todas as gerências regionais - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: gestão participativa , cajazeiras , pombal , sousa

Começou nessa quinta-feira (10), na região de Catolé do Rocha, de Cajazeiras, de Pombal e de Sousa, a quinta edição do Projeto Caminhos da Gestão Participativa, idealizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O projeto tem o objetivo de fortalecer a gestão escolar nas unidades de ensino, compartilhando ideias e ouvindo sugestões dos gestores e professores da rede. Até o mês de maio, as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Estado serão visitadas.

O projeto é realizado em forma de reunião, atendimentos e visitas técnicas em todas as gerências regionais. Além disso, utiliza as mídias sociais para realizar os registros das visitas e para expandir o diálogo com a comunidade escolar e a sociedade paraibana. A SEE, por meio de uma metodologia participativa, se propõe a desenvolver uma ação integrada, envolvendo gestores da equipe central, profissionais das equipes regionais, da escola e de outras instituições afins, em um processo coletivo de busca de conhecimento e de intervenção sobre a realidade.

O projeto “Caminhos da Gestão Participativa” será executado em quatro momentos. O primeiro tratará da elaboração do plano, com a instalação dos trabalhos pela SEE no município-sede de cada GRE, a partir de reunião da equipe da SEE, equipe da GRE e gestores das escolas. Num segundo momento, acontecerá a Plenária de Gestão Pedagógica, envolvendo representantes da SEE, da GRE e gestores escolares.

Em seguida, são realizadas visitas às escolas, no período noturno, para monitoramento. E por fim, acontecerão as reuniões com os gerentes, na SEE, para avaliação, consolidação das informações e encaminhamentos das demandas de cada plenária pedagógica.