A melhoria no ambiente econômico deixou o brasileiro mais disposto a consumir no Dia das Crianças. Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam que o desejo de gastar mais avançou 5 pontos, de 59,3 para 64,3 pontos, interrompendo uma queda iniciada em 2014, quando a crise econômica se iniciou.
“As condições mais favoráveis do ambiente macroeconômico, com queda dos juros, menor inflação e ligeira redução do nível de endividamento das famílias, possibilitam uma recuperação no ímpeto do consumidor em gastar mais no Dia das Crianças, superior aos dois últimos anos”, afirma a coordenadora do estudo, Viviane Seda Bittencourt.
A média de intenção de gasto em função da data comemorativa ficou em R$ 82,50 neste ano, contra R$ 78,60 apurados no ano passado. A pesquisa ouviu 1.830 consumidores ao longo do mês de setembro.
Além disso, a pesquisa aponta que três das quatro faixas de renda apresentaram aumento na intenção de consumo. Os consumidores com renda familiar até R$ 2.100 devem ser os que vão aumentar em cerca de 14,9% o valor do presente neste ano, na comparação com o ano passado.
Cenário positivo
Neste ano, o cenário tem sido mais favorável do que na relação com o ano passado para que as pessoas consumam. A inflação caiu, a taxa básica de juros – que possui ligação direta com o acesso ao crédito – também foi reduzida, e o Produto Interno Bruto (PIB) avançou, principalmente, com a retomada do consumo das famílias.
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Consumidores estão dispostos a gastar mais no Dia das Crianças
publicado:
11/10/2017 00h05,
última modificação:
10/10/2017 23h07
Consumo de produtos infantis pode ser maior amanhã devido a queda de juros, menor inflação e redução no endividamento das famílias - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
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