Notícias

Corpo de Bombeiros atende mais de 4 mil crianças e adolescentes em 2018

publicado: 04/01/2019 10h10, última modificação: 04/01/2019 10h10
projetos sociais dos bombeiros atendem e beneficiam 4268 criancas e adolescentes em 2018 (1).JPG

4.268 crianças e adolescentes foram atendidos pelos programas sociais da corporação no ano de 2018 - Foto: Divulgação/Secom-PB


Com o objetivo de resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, os projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atenderam 4.268 crianças e adolescentes no ano de 2018. O número é em média 22% maior do que os beneficiados em 2017 pelos programas ‘Bombeiro Mirim’, ‘Gol 10’ ou ‘Bombeiro na Escola’.  

Utilizando atividades educacionais e esportivas em horário oposto ao escolar, os programas têm promovido a inclusão social e repassado conhecimentos importantes tanto na área profissional do bombeiro como na questão cidadã e cívica. No ‘Bombeiro Mirim’, conforme o tenente coronel Donelson Lira, em 2018 houve a ampliação do projeto para as cidades de Cabedelo e Campina Grande, além dos núcleos já existentes, em João Pessoa e Sousa. 

Dessa forma, mais alunos puderam ser beneficiados, chegando à marca de 221 crianças e adolescentes treinados em noções de prevenção de afogamento, acidentes domésticos em geral (incêndios, choques elétricos, etc) e salvamento (rapel, tirolesa), além de outros conteúdos.

Já o ‘Bombeiro na Escola’, coordenado pelo tenente coronel Silva Santos, transmitiu informações preventivas para estudantes da rede pública – através de 20 encontros, nos quais o bombeiro dissemina conhecimentos como Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Defesa Civil, Prevenção a Acidentes Domésticos e de Trânsito, Comportamento em Meio Aquático e Erradicação das Drogas. 

Um total de 3.665 alunos, de 104 escolas de todo o estado, foi atendido pelo programa em 2018.  O Corpo de Bombeiros também proporcionou atividades esportivas gratuitas, com escolinhas de futebol para 382 alunos do ‘Bombeiro Gol 10’. Segundo o major Charlton Ribeiro, coordenador do programa, os beneficiários também aprenderam sobre comportamento e disciplina, apresentando melhora no desempenho escolar.