Notícias

Cursos profissionalizantes são ofertados pelo Cendac

publicado: 23/06/2018 00h05, última modificação: 23/06/2018 06h50
Cendac.jpg

O curso “Conserto e Manutenção de Ar Condicionado” é um dos mais procurados pelos paraibanos - Foto: Marcos Russo

tags: cendac , cursos profissionalizantes , gratuitos


Marcos Lima

Cursos profissionalizantes oferecidos a altos custos em empresas de qualificação existentes na Paraíba podem ser feitos de forma gratuita no Centro de Apoio às Crianças e aos Adolescentes (Cendac), localizado na Avenida João Machado, em João Pessoa e com órgãos também em Campina Grande e Pombal. Mais de 60 cursos têm sido ofertados pela estatal, alguns deles com carga horária em dois turnos, ficando a autarquia sob a responsabilidade de custear o aluno com refeições e lanches.

“Se trata da qualificação profissional como instrumento de mudança, fruto de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e outras entidades. Nosso objetivo é proporcionar a uma grande parcela da população jovem, em vários municípios da Paraíba, a oportunidade de se capacitar para enfrentar a competitividade desigual de acesso ao mercado de trabalho, por ter a grande ferramenta do conhecimento a sua Certificação, um passaporte para o ingresso no mundo do trabalho”, disse Valquíria Alencar de Sousa, diretora-presidenta do Cendac.

De acordo com Valquíria, a missão do Cendac é buscar a excelência na Qualificação Profissional oferecida, seja a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou não, na compreensão de que as políticas que se alavancam a inclusão social e a construção da cidadania devem caminhar par e passo rumo ao desenvolvimento de cada município, o que tem se mostrado como um caminho fértil para a inclusão social.

Os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Cendac abrangem vários municípios da Paraíba na atualidade com metas a atingir outras cidades. Dentro dos cursos de capacitação profissional são realizadas palestras e oficinas educativas sobre Gestão, Empreendedorismo e temas atuais, visitas de intercâmbio a setores afins e atividades de mobilização. “São cursos com cargas horária de 80 horas, totalmente gratuitos, ministrados por instrutores comprovadamente qualificados”, afirmou Valquíria Alencar.

Em 12 cursos recentemente ofertados pelo Cendac (Pintura em Tecido, Caixas Decorativas e Objetos de Decoração, Bolsas em Tecido, Bonecas, Corte e Costura, Manicure e Pedicure, Cabeleireiro, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Cuidador de Idoso, Atendente de Farmácia, Atendente de Lanchonete), foram beneficiados diretamente 1.100 alunos e alunas e, indiretamente, suas famílias, numa abrangência de 22 municípios, cursos esses realizados nos Centros Sociais Urbanos (CSUs) de João Pessoa (Geisel, Mandacaru e Rangel), Santa Rita, Campina Grande e Patos.

“No Brasil, ainda há muito o que caminhar na luta para vencer resistências e discriminação no mercado de trabalho, superar estereótipos, vencer a cultura do mito da ‘boa aparência’ e o preconceito geracional. Para milhares de jovens e de mulheres, o acesso ao mercado de trabalho é quase inatingível. Nesta perspectiva, é fundamental o papel que cumpre o Cendac com a oferta sistemática de cursos profissionalizantes acessíveis, gratuitos e no incentivo ao empreendedorismo”, alegou a diretora-presidente do órgão, Valquíria Alencar.

O curso “Conserto e Manutenção de Ar Condicionado” chega a ser ofertado por empresas particulares de qualificação profissional por até R$ 3.600,00, com a mesma grade curricular oferecida gratuitamente pelo Cendac. Recentemente, o Centro de Apoio às Crianças e aos Adolescentes iniciou as aulas para este curso, visando profissionalizar diversos alunos e encaminhá-los ao mercado de trabalho. “Tivemos uma grande concorrência a um das vagas. Um curso que com certeza, aqueles que estiverem Certificados, não ficarão foram do mercado”, disse Valquíria Alencar.

As aulas teóricas e práticas são ministradas no próprio Cendac, em João Pessoa e deles participam alunos que buscam pela primeira vez uma profissão e outros que já possuem, no entanto, buscam novas qualificação profissional, a exemplo do tecnólogo em Radiologia, Júnior Jackson, residente nos Bancários. “Pretendo abrir uma micro-empresa para dá também oportunidade a quem está desempregado. Além disso, com este novo curso, um dos meus objetivos é o financeiro, pois quero melhorar meu orçamento, aumentando, assim, minha renda familiar”, disse ele.

O casal Rosana Oliveira dos Passos (faxineira) e Aldir Ferreira (eletricista) quer montar uma firma de Conserto e Manutenção de Ar Condicionado, logo após a conclusão do curso no Cendac. “Além de agregar uma nova função a minha profissão, queremos ganhar um dinheirinho extra montando uma firma e também gerar empregos para algumas pessoas”, disse Aldir. “Este curso oferecido pelo Cendar, com certeza abrirá minhas portas para outros rumos”, alegou Rosana.

Adriano da Silva Paiva, residente no Costa em Silva, em João Pessoa e que está desempregado, pretende logo após a conclusão do curso conseguir voltar ao mercado de trabalho. “Sou um técnico em eletrotécnica sem emprego. Com o curso de Conserto e Manutenção de Ar Condicionado, quero conseguir um emprego nesta área. Quero expandir o currículo e procurar se especializar em outras áreas”, assegurou.

Vamberto Mendonça Ribeiro, eletricista empregado, é outro que pretende ter uma nova renda familiar após o curso oferecido pelo Cendac. “ Quero me profissionalizar nesta área para ter mais uma renda familiar. Quero colocar em conhecimento o curso no prédio em que trabalho. Lá tem apenas um técnico em refrigeração”, afirmou.