Notícias

Dois homens heterossexuais se casam para não pagar impostos

publicado: 26/12/2017 23h40, última modificação: 26/12/2017 23h40
26-12-2017-F-homens.jpg

Matt Murphy, de 83 anos, e Michael O’Sullivan, de 58, decidiram trocar alianças para fugir dos impostos - Foto: Emma McMenamy/Twitter

tags: homens , casamento , heterosexuais , irlanda , herança


Do ZAP

Dois homens irlandeses decidiram se casar para evitar pagar 50 mil euros de impostos sobre heranças. O casal diz se amar, mas como amigos. Matt Murphy, de 83 anos, e Michael O’Sullivan, de 58, decidiram trocar alianças para fugir dos impostos.

Murphy pretendia dar sua casa a O’Sullivan após sua morte, mas o imposto sobre heranças em vigor na Irlanda exigiria um pagamento de 50 mil euros (quase R$ 200 mil). O proprietário incluiu esta disposição no testamento, mas desconhecia que a administração fiscal seria impiedosa com o beneficiário da generosidade, pelo fato de ser praticada entre contribuintes sem qualquer laço familiar, revela o português Observador.

Dessa forma, para fugir desse pagamento, o que os dois amigos fizeram foi casar para que Michael pudesse herdar o bem imobiliário de Matt Murphy. A história teve como desfecho o matrimônio dos dois homens, mas tudo começou quando Matt Murphy foi diagnosticado com uma artrite de células gigantes, doença que consiste numa inflamação crônica das grandes artérias da cabeça, do pescoço e da parte superior do corpo e que afeta os nervos óticos.

Na época, Murphy precisou contratar alguém que cuidasse dele. Foi nesta altura que O’Sullivan entrou em cena. Mas havia um problema: Matt não tinha dinheiro para pagar os serviços de Michael e sugeriu lhe deixar a casa em herança, como forma de compensação.

Tudo parecia simples, mas o caso se complicou quando O’Sullivan alertou Murphy de que não poderia aceitar o imóvel porque não teria dinheiro para pagar os impostos que seriam exigidos. A solução acabou chegando através de uma amiga em comum, a quem descreveram a situação. Conhecedora dos meandros da legislação fiscal irlandesa, ela sugeriu, embora em tom de brincadeira, que os dois homens se casassem, o que permitiria contornar o problema fiscal. Matt Murphy ficou pensando no assunto e um dia, de acordo com o Irish Times, decidiu propor o casamento a Michael, pedido que foi aceito. O casamento entre pessoas do mesmo sexo na Irlanda é permitido desde 2015.