A febre em torno da Barbie não dá sinais de arrefecimento. O lançamento do filme de Greta Gerwig inspirado na icônica boneca, que já é o maior sucesso de bilheteira realizado por uma mulher, está inspirando uma nova moda na indústria funerária, que está oferecendo aos “consumidores”, como opção, caixões na cor rosa-choque.
A Casa Funerária Olivares, no México, por exemplo, foi uma das que saiu na frente nessa tendência e promete aos seus clientes que poderão “descansar como a Barbie”. “O caixão, com a sua impressionante cor rosa brilhante, representa a centelha e a energia daqueles momentos inesquecíveis que viveram. É um treinamento de que nossas histórias merecem ser lembradas e celebradas com cor e vivacidade”, promete um vídeo promocional do caixão mexicano.
A tendência Barbie não se limita ao México. A Casa Funerária Alpha e Omega, em Ahuachapan, em El Salvador, também oferece um caixão temático da Barbie já há um ano, antecipando o aumento na procura que o filme traria, registra o jornal o New York Post, registra a jornalista Adriana Peixoto, no site português Zap.
Com o filme nos cinemas de vários países, a aposta da empresa de El Salvador se confirma. O agente funerário Isaac Villegas revela que a casa funerária nos últimos dias foi consultada por cerca de quarenta interessados, dos quais dez adquiriram o produto rosa. A empresa está ainda oferecendo um desconto de 30%, o que fez com que o estoque dos caixões caminhasse para que se esgotasse.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de agosto de 2023.