Entregue 1ª etapa de obra no Jacaré

publicado: 25/03/2024 10h04, última modificação: 25/03/2024 10h06
Reforma do parque turístico recebeu investimento de R$ 3 milhões; segunda fase deve iniciar ainda este ano
jacare (9).jpeg

Intervenções nessa primeira fase da reforma incluíram mudança de toda a área do passeio e inserção do piso podotátil. Foto: Divulgaçao

Um dos pontos turísticos mais visitados da Paraíba está de cara nova. A Prefeitura Municipal de Cabedelo entregou, ontem, a 1ª etapa da reforma do Parque Turístico do Jacaré. A obra contou com investimento próprio de pouco mais de R$ 3 milhões. As intervenções, nesta 1ª etapa, constaram de mudança de todo o piso do passeio, construção de ciclovia e adequação do parque para uma melhor acessibilidade, inserindo o piso podotátil por todo o local.

As obras também contaram com substituição do guarda corpo, área de grama para parte de lazer, bancos e postes de iluminação, fechamento de todo o parque com mureta e gradil, ampliação da área de passeio, construção das bilheterias e do letreiro “Eu Amo Cabedelo”.

Além disso, foram construídas as guaritas de entrada, acesso e segurança e implantados o novo posto de informações turísticas e uma nova iluminação em LED. Também foi feita a reforma do anfiteatro e ainda reforçado o muro de arrimo, buscando evitar erosões e conferir mais segurança para quem visita o espaço.

“Este é um momento de extrema alegria para todos nós. Essa é a entrega da primeira etapa dessa reforma e já percebemos um novo parque. Podemos dizer que o espaço de um dos espetáculos naturais mais bonitos do Brasil se transformou e está cada vez mais preparado para receber os turistas. E que agora temos uma maravilhosa área de convivência mais acessível, segura e ampla e que melhor simboliza nosso sentimento de pertencimento”, declarou o prefeito Vitor Hugo que se emocionou na inauguração do espaço.

Segundo ele, a previsão é que a segunda etapa do projeto tenha início ainda neste ano e que contemple as áreas onde se localizarão os restaurantes e outros pontos comerciais. “Assim, vamos fomentar e fortalecer ainda mais o comércio e a economia local”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

O projeto completo visa uma transformação no equipamento turístico cabedelense, que recebe milhares de pessoas semanalmente. A empresa responsável pelas obras foi a Virtual Engenharia e o projeto arquitetônico foi assinado e cedido por Alana Lacerda.

Assim que concluídas todas as intervenções, o novo Parque Turístico do Jacaré vai contar com dois restaurantes, área de piquenique, píer, ciclovia, área de contemplação do pôr do sol e estacionamento. Além disso, também serão construídos espaços acessíveis com rampas, painéis em Braile, um novo posto de informações turísticas, miniquadras recreativas, parque infantil e espaço kids.

A participação especial que encantou a todos no evento foi a de “Jurandy do Sax” - músico paraibano que ficou famoso por executar o Bolero de Ravel em seu saxofone, em cima de uma jangada no Rio Paraíba enquanto o sol se põe, há mais de 30 anos. Durante o evento de ontem, ele executou a canção “Tema da Vitória” -  que relembra os feitos heroicos do saudoso piloto de F1 Ayrton Senna.

“Estou aqui na Praia do Jacaré desde uma certa tarde de domingo no ano de 1993, quando toquei pela primeira vez o Bolero de Ravel. Nem imaginava vivenciar o que estamos contemplando agora. Quero agradecer à atual gestão por esse empenho e por esse cuidado que sempre teve com o Parque do Jacaré e dizer que, enquanto Deus quiser, estarei sempre junto com essa luta, pois essa atividade me levou a lugares inimagináveis aqui no Brasil e em outros países. E eu não fui sozinho, Cabedelo foi junto, a Praia do Jacaré foi junto e nos trouxe resultados que não tenho nem como mensurar. Agora com essa reforma, o turista vai procurar cada vez mais este lugar. E vamos continuar mantendo essa história viva”, afirmou o músico.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de março de 2024.