CENTRO DE MEMÓRIA ESPORTIVA

EPC é convidada para integrar projeto

publicado: 12/07/2024 09h10, última modificação: 12/07/2024 09h10
Objetivo é preservar a história de atletas e outras pessoas ligadas ao esporte que se destacaram e fizeram história no Estado
1 | 2
Para a diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, a cooperação é mais uma forma de facilitar o acesso da população ao rico acervo | Foto: Leonardo Ariel
2 | 2
2024.072.jpg
2024.07.jpg

por Samantha Pimentel*

João Pessoa vai ganhar um Centro da Memória Esportiva e Cultural, espaço que deve reunir documentos escritos, fotos, registros em áudio e vídeo, além de troféus, medalhas e outros itens. O objetivo é preservar a história de artistas e pessoas ligadas ao esporte que se destacaram e fizeram história no Estado. O Centro está em fase de implantação pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e contará também com a parceria da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que terá um espaço no local para disponibilizar itens do seu arquivo, que integra publicações do Jornal A União e Rádio Tabajara FM.

A proposta foi levada à Câmara Municipal de João Pessoa pelo vereador Emano Santos. O prédio onde funcionará o Centro já está sendo reformado. O espaço ficará localizado na esquina da Avenida Barão do Triunfo com a Rua Gama e Melo, e a previsão é que até o fim deste ano, concluída a reforma da parte externa e a estruturação interna, ele possa estar funcionando.

Além de reunir um acervo de documentos e objetos, a iniciativa também deve contar com sala de convivência e um espaço para que os visitantes possam ver o pôr do sol e apreciar a vista do Centro Histórico da capital paraibana.

Segundo o vereador Emano Santos, além de resgatar a história, a proposta também vai ajudar a fortalecer o potencial turístico do centro do município: “Esse projeto vem engrandecer tanto a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, como também o resgate da história do esporte e da cultura da cidade. O espaço vai trazer a história de nossos artistas, escritores e atletas que passaram não só no futebol mas em todas as modalidades esportivas, que fizeram história no Brasil e no mundo, e que muitas vezes pouca gente conhece”, destacou.

O Centro da Memória Esportiva e Cultural deve contar com um acervo misto, entre físico e digital, onde haverá totens para que os visitantes possam acessar arquivos e registros que também poderão ser constantemente atualizados. Segundo Epitácio Dantas, que está na direção geral do projeto e integra a equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer-JP), o projeto vem sendo desenvolvido há bastante tempo. “Há cinco anos que a gente tem esse estudo, o projeto tem 529 folhas, é uma coisa bem apurada. A gente está respaldado por 67 federações amadoras, de vários esportes”, afirmou.

Para a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, a parceria com o Centro da Memória é mais uma forma, de facilitar o acesso da população ao rico acervo histórico desses veículos de comunicação. “Acabamos de receber o convite. Foi-nos oferecido um espaço para que a gente possa colocar nosso material de memória lá, tanto do Jornal A União quanto da Rádio Tabajara, não apenas na parte jornalística, mas principalmente com ênfase nas coberturas esportivas. E eu acho uma ideia excelente, porque a gente tem muita história”, afirmou.

A jornalista Naná Garcez explica que será feito um levantamento de arquivos e publicações da EPC que poderão integrar o espaço, e o vereador Emano Santos também reforça a importância do acervo da empresa.

A União tem um legado de história, tão grande que eu nem imaginava, e isso é muito importante para a Paraíba”, destacou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de julho de 2024.