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Escola do Bairro da Torre vence gincana do Procon-PB

publicado: 04/12/2017 20h33, última modificação: 04/12/2017 20h33
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A ‘7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo’ reuniu mais de 400 competidores divididos em quatro equipes - Foto: Secom-PB

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A Escola Estadual Cidadã Integral Padre Hildon Bandeira (PHB) foi a campeã de uma gincana sobre direitos dos consumidores realizada pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PB). A escola estava representada pela cor laranja e contou com o apoio da “Escola Madrinha” João José da Costa, que foi participante campeã na gincana da última edição, no ano passado.

O segundo lugar da competição foi conquistado pela Escola Maria do Carmo de Miranda, com a “Escola Madrinha” Argentina Pereira Gomes, que formaram a equipe verde. O terceiro lugar foi para o Colégio Pedro Augusto Porto Caminha (Eepac), com a “Escola Madrinha” Maria Geny de Timóteo, que formaram a equipe amarela. Já o quarto lugar ficou com a Escola Alice Carneiro, com a “Escola Madrinha” Colégio da Polícia Militar, que formaram a equipe vermelha.

A ‘7ª Gincana Paraibana de Educação para o Consumo’ reuniu mais de 400 competidores divididos em quatro equipes, entre alunos e professores de oito escolas da rede estadual de ensino, no Ginásio da Escola Professora Maria do Carmo de Miranda, em Jaguaribe, na capital.

O colégio PHB ganhou um computador e a “Escola Madrinha” João José da Costa ganhou uma bicicleta pela conquista do primeiro lugar. A escola anfitriã, Maria do Carmo de Miranda, ganhou uma tevê pelo segundo lugar e o Colégio Eepac ganhou uma caixa amplificadora pelo alcance do terceiro lugar. Os componentes da equipe verde, formada pela escola anfitriã e a “Madrinha” Argentina Pereira Gomes, foram premiados com squeezes pela conquista do título de melhor torcida organizada da Gincana.

Para pontuar, as equipes passaram por cinco provas: apresentaram casos de relações de consumo em forma de peças teatrais com fantoches e em revistas de quadrinhos, parodiaram composições paraibanas para explicar como os consumidores devem agir de forma consciente, participaram de um tira-teima sobre direitos básicos dos consumidores e, ainda, criaram slogans e logotipos que serão utilizados na identidade visual da próxima gincana.

“Os estudantes trabalharam por muito tempo para concluir os trabalhos apresentados, além de se dedicar para um teste tira-teima, no dia da gincana. Unir conhecimento e competição é uma forma que o Procon-PB encontrou para transmitir conhecimento. Algo que já vem dando certo há muitos anos”, conta a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana.

As apresentações foram avaliadas por uma banca com oito jurados: pela procuradora jurídica do Procon-PB, Juliana Benevides, pelo diretor executivo de desenvolvimento estudantil da Secretaria da Educação, Thúlio Serrano, pela coordenadora de metrologia legal do Imeq-PB, Patrícia Nóbrega. pelo integrante do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor, Charles Leite, pelo advogado da empresa Magazine Luíza, Diego Ribeiro, e pelo secretário do Procon Municipal de Cabedelo, Francinaldo de Oliveira.

A ‘Gincana Paraibana de Educação para o Consumo’ faz parte da agenda do projeto ‘Por um consumo educado: o Procon vai às escolas’, realizado pelo Procon-PB. A 7ª edição do evento foi realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado e o Instituto de Metrologia e Qualidade da Paraíba (Imeq-PB).