Notícias

Educação

Escola Técnica Estadual recebe livros

publicado: 10/05/2023 10h19, última modificação: 10/05/2023 10h19
Publicações da Editora A União, entregues pela Empresa Paraibana de Comunicação, vão reforçar acervo da unidade
1 | 3
Alexandre Macedo, Naná Garcez e William Costa apresentam as publicações doadas à Escola Técnica Estadual de Artes, Tecnologia e Economia Criativa - Foto: Roberto Guedes
2 | 3
Foto: Roberto Guedes
3 | 3
Foto: Roberto Guedes
2023 05 09 EPC doação de livros ETE artes roberto guedes 285.JPG
2023 05 09 EPC doação de livros ETE artes roberto guedes 85.JPG
2023 05 09 EPC doação de livros ETE artes roberto guedes 455.JPG

por Juliana Cavalcanti*

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) realizou, ontem, a entrega de livros para a Escola Técnica Estadual de Artes, Tecnologia e Economia Criativa, localizada no bairro do Varadouro em João Pessoa. A doação foi realizada pela diretora-presidente da EPC, Naná Garcez, o diretor de Mídia Impressa, William Costa, e o gerente executivo da Editora A União, Alexandre Macedo.

Os livros contemplam diferente gêneros literários produzidos pela Editora A União e incluem a coleção “Paraíba na Literatura” (série com nomes de destaque da literatura em todas as partes do Estado), os livros “Espelhos de Papel” (crônicas que foram publicadas no Jornal A União), a Antologia do Teatro paraibano, o livro infantil “O Rato que roeu o rei”, dentre outros.
De acordo com a diretora presidente da EPC, Naná Garcez, a iniciativa tem como objetivo apoiar a unidade de ensino – que é a primeira escola técnica de artes e inovação do país -, mas também está relacionada ao trabalho da Editora A União de valorização do artista paraibano.

“Trouxemos o Correio das Artes, que é uma leitura de fácil acesso, com excelentes escritores, onde estamos sempre abordando um personagem da nossa cultura. Também trouxemos livros dos concursos literários produzidos por nós, em parceria com a Funesc, como o concurso Zé Lins do Rego, além da Antologia do Teatro Paraibano. Portanto, procuramos trazer algo bem diversificado”, declarou.

O gerente executivo da Editora A União, Alexandre Macedo, também destacou a diversidade de títulos, estilos e temas. “Temos o livro de crônicas com os colaboradores do Jornal, o Paraíba na Literatura, livro de gastronomia, literatura infantil, dentre outras expressões para todas as idades”, lembrou Alexandre Macedo.
Segundo o diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa, a escolha dos títulos doados permite ofertar todos os gêneros literários aos mais diferentes leitores. “Nesta doação, a ideia foi oferecer essa variedade de exemplares com a marca da qualidade gráfica e editorial. A escola já está fazendo história”, ressaltou.

Antes da entrega, os representantes da EPC visitaram as instalações da escola até chegar à Biblioteca, onde ocorreu a entrega dos livros. As estudantes do segundo ano do curso de Informática, Eduarda Jhennifer, de 15 anos, e Bianca Rodrigues, de 16, receberam os exemplares representando os alunos das escolas. Além delas, o coordenador pedagógico, Arthur Batista, e a coordenadora administrativa e financeira, Gerlane Alves, também participaram da atividade.

“Essa entrega é muito interessante porque esses livros vão trazer conhecimento sobre a literatura paraibana, que é algo que muitos alunos desejam”, afirmou Eduarda. “Gostaria de agradecer por essa doação, pois esses livros vão auxiliar muitos estudantes e ajudá-los a conhecer melhor a nossa cultura”, acrescentou Bianca.
O diretor da Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, Jamil Richene, comemorou a doação dos livros e afirmou que um dos grandes papéis da unidade de ensino é fazer com que os alunos sejam pessoas que vão fomentar a arte paraibana. Também destacou que o acesso a esse material vai permitir que os professores possam auxiliar ainda mais os alunos que chegam à escola com uma imensa sede de cultura.

“Esse momento é muito importante, tendo em vista que estamos nesse processo de estruturação e montagem da biblioteca. Sabemos do potencial da gráfica A União para a história da literatura, das artes e da cultura paraibana. Receber essas doações a partir de uma gráfica que valoriza a cultura do Estado é muito rico. Os alunos chegam com uma grande vontade de produzir e essa doação é muito significante”, pontuou.

Cinco novas turmas a partir do próximo ano

Instalada no antigo prédio da Central de Polícia, nas imediações do Terminal Rodoviário de João Pessoa, a Escola Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa atualmente conta com 130 alunos com idades entre 14 e 17 anos, com a perspectiva de aumentar esse número, conforme explica o diretor da unidade.

“No próximo ano, teremos mais alunos porque vão ter mais cinco turmas. Assim, chegaremos à nossa capacidade máxima, que é ofertar cursos para, em média, 250 alunos durante todo o dia na escola”, adiantou.

São mais de 20 professores, incluindo os educadores específicos da base técnica de cada área e aqueles da base comum. Neste momento, o espaço está em processo de regularização do Conselho Escolar composto por pais de alunos, professores, servidores, representantes da comunidade, gestão e secretaria.

Cursos

A escola funciona em tempo integral, das 7h às 17h, e os alunos têm acesso tanto às disciplinas do ensino regular (Português, Matemática, Química, Física e outras), como também às disciplinas técnicas de um dos cinco cursos técnicos: Informática, Design Gráfico, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Artesanato e Técnico em Teatro. Assim, o estudante entra no primeiro ano do Ensino Médio e, durante três anos, tem as aulas regulares e técnicas, saindo com a formação na área escolhida.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de maio de 2023.